Sindsprev analisa nova tabela da GDASS

Existe uma diferenciação entre os três níveis: Nível Superior (NS), Nível Intermediário (NI) e Nível Auxiliar (NA) e dentro de cada nível, por classes: S, C, B e A.

O aumento da gratificação não é uniforme. Por exemplo, o servidor NS, Classe S, terá GDASS no valor máximo de R$ 1,200,00, enquanto que o servidor NS, Classe A, receberá R$ 960,00. O mesmo tipo de exemplo pode ser esboçado para os dois outros níveis.

Mas, queremos destacar que o aumento para os servidores do NA foi pequeno em relação aos demais, quando na lógica de redução das disparidades salariais deveria ter ocorrido o inverso. Outro ponto negativo recai sobre os aposentados que vão receber apenas 30% dos valores correspondentes ao seu nível e classe.

Vale ressaltar que o Sindsprev ganhou ação, em primeira instância, para que os aposentados do Ministério da Saúde tenham gratificação igual a dos ativos. Tramita também ação semelhante para os aposentados do INSS.

O Sindsprev, junto com a CNTSS e a Fenaps, quer ir além da implantação desta tabela. Para isso, continua lutando pela reestruturação das carreiras dos trabalhadores da saúde e Previdência.

“Queremos implementar as diretrizes de carreira para a seguridade social: valorização e desenvolvimento do servidor através de programas de capacitação, qualificação e do incentivo de titulação. Assim, o servidor progride na carreira através de um processo continuado de formação para a melhoria da qualidade de serviços”, afirma o coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio.

As entidades defendem também a paridade entre ativos e aposentados e pensionistas, com a criação de uma única tabela salarial que incorpore todas as gratificações, em especial a da avaliação de desempenho que separa ativos de aposentados.

“Permanecemos com a posição contrária à avaliação individual de desempenho, pois reivindicamos que no lugar dela fosse implantada uma gratificação fixa”, enfatizou Luiz Eustáquio.

Diante disso, o presidente da CNTSS, Irineu Messias, informou que a entidade solicitou do governo a prorrogação do prazo para vigorar este tipo de avaliação para março de 2008.

Durante este período, o governo deve discutir melhor com as entidades nacionais dos previdenciários, entre outros pontos, a melhoria das condições de trabalho; o aumento do número de servidores e a relação entre as chefias e os servidores.

Nosso meta é conquistar uma carreira que garanta ao servidores da saúde e previdência dignidade, segurança e valorização profissiona