Mulheres denunciam aumento da violência em PE

Mais de 500 mulheres fizeram, no dia 31/01, passeata pelas ruas do Centro do Recife em protesto contra o aumento dos casos de assassinatos de mulheres em Pernambuco. Comparando-se janeiro de 2006 com janeiro de 2005, ocorreu um aumento absurdo de crimes em 40%. No primeiro mês deste ano, 35 mulheres de um total de 294 pessoas foram assassinadas no estado.

Parentes de mulheres assassinadas e integrantes de diversas entidades, vestidas de branco e preto, com velas nas mão, gritavam palavras de ordem exigindo justiça. Depois de uma vigília na Praça da Independência, os manifestantes saíram em passeata até a frente do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual.

O Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), entidade que congrega 65 organizações não-governamentais, denuncia a postura do Governo Jarbas que nem toma providências enérgicas contra a violência em Pernambuco e nem abre espaço para o diálogo. O governador sempre foge do debate quando se trata da falta de segurança e do caos da saúde pública no estado.

Por isso, o FMPE vai encaminhar um dossiê à Corte Interamericana de Direitos e ao Movimento Internacional de Direitos Humanos e uma carta denúncia à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Secretaria de Defesa Social do Estado e Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Com o objetivo de conquistar o apoio da população, as vigílias do FMPE serão realizadas todas as últimas terças-feiras de cada mês