Mobilização dos sindicatos e sociedade resulta na ampliação de leitos nas UTIs públicas

Nesta sexta, 13/01, foram inaugurados 13 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Barão de Lucena (HBL), que deve contar com mais 61 profissionais contratados para o atendimento. A obra foi custeada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

É bom lembrar que no ano passado, diversas organizações da sociedade civil intensificaram um movimento contra o caos instalado nos hospitais públicos do estado, especialmente nas UTIs, onde freqüentemente vinha ocorrendo morte por falta de atendimento.

Em abril de 2005, o Sindsprev, o Sindsaúde e o Sindicato dos Enfermeiros realizaram a Semana Mundial em Defesa da Saúde Pública, denunciando as deficiências das UTIs em atos de protesto no HBL, HGV, HAM, HGA e HR.

Vamos continuar lutando para que novos leitos sejam instalados nas UTIs dos demais hospitais públicos.