Servidores do INSS participam de debate sobre Secretaria da Receita Previdenciária e Plano de Carreira

No dia 27/05, no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem, cerca de 200 servidores do INSS participaram do Seminário sobre ?Secretaria da Receita Previdenciária (SRP): Impacto na Vida do Servidor? e ?A Carreira do Seguro Social?.

Pela manhã, o primeiro tema foi apresentado pela secretária da Receita Previdenciária, Liêda Amaral, tendo como debatedores o presidente da CNTSS e secretário geral do Sindsprev, Irineu Messias e assessor jurídico do Sindicato, advogado Ricardo Estevão.

A representante do governo reafirmou que a SRP vai cumprir sua meta de fortalecer a Previdência Social como um todo. Quanto à situação dos servidores do INSS, disse que deve haver uma reestruturação de toda a carreira da Previdência Social, abrangendo servidores da SRP e do INSS.

Por sua vez, o presidente da CNTSS posicionou-se contra a forma como foi implantada esta Secretaria, realizada sem discussão com a categoria.

Acrescentou que houve esvaziamento do INSS e aumento do descaso com a estrutura das Agências da Previdência Social. A CNTSS e o Sindsprev-PE querem acompanhar os números das ações da SRP no combate à sonegação e às fraudes na Previdência, medidas que ainda não saíram do papel.

O debate da tarde abordou a Carreira do Seguro Social, tendo como

palestrantes: o consultor Prof. Angelino Rabelo e debatedores: deputado estadual Isaltino Nascimento e o presidente da CNTSS, Irineu Messias.

Foram defendidas mudanças na Carreira, entre elas, ascensão funcional visando o desenvolvimento pleno na carreira, extensão dos 100% do PCCS para todos, incorporação das gratificações e correção das distorções salariais. Além da elaboração de uma proposta de lei que permita aos servidores exercer suas atribuições no INSS e na SRP.

O seminário foi mais um instrumento para fortalecer a luta pela valorização dos servidores e por serviços públicos de qualidade.