Paralisação nacional de 48 horas foi vitoriosa

Nos dias 13 e 14/04/05, os trabalhadores da Saúde e Previdência de diversos estados do País paralisaram suas atividades em protesto contra o reajuste de 0,1% proposto pelo Governo Federal. O protesto de advertência de 48 horas teve uma grande adesão nos estados, com repercussão positiva na imprensa nacional.

Com índices de adesão que variaram de 70 a 90%, a paralisação foi vitoriosa em 16 estados: AL, BA, CE, DF, GO, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP, além de manifestações em outras unidades da federação. Em Pernambuco, a adesão foi de 90%, com fortes mobilizações nos locais de trabalho organizadas pelo Sindsprev-PE.

Além da revisão do percentual de aumento, os servidores federais reivindicam melhores condições de trabalho e contratação de mais funcionários, através da realização de concurso público.