Saúde e Previdência paralisam na quarta e quinta

Os trabalhadores da Saúde e Previdência em Pernambuco participam da paralisação nacional de 48 horas, na próxima quarta e quinta, dias 13 e 14/04. Servidores federais de todo o País protestam contra o índice de reajuste salarial de 0,1% anunciado pelo Governo Lula.
Na semana passada, o Sindsprev-PE intensificou as mobilizações nos locais de trabalho, chamando toda a categoria a participar do movimento nacional. A indignação e a frustração é geral nas diversas categorias diante da falta de expectativa de uma política de valorização dos trabalhadores públicos. Vamos todos participar desta grande paralisação de dois dias.

Semana Mundial da Saúde

Nos dias 4, 5, 6 e 8 deste mês, o Sindsprev, o Sindsaúde e o Sindicato dos Enfermeiros promoveram manifestações nos hospitais HGV, HGA, HAM e HBL, atividades integrantes da Semana Mundial em Defesa da Saúde Pública.
O encerramento será nesta terça, dia 12/04, às 7 horas da manhã, no Hospital da Restauração.
A finalidade foi protestar contra o caos da Saúde em Pernambuco e exigir que o Governo do Estado cumpra seu dever de garantir saúde pública, gratuita e de qualidade.

Servidores do MS debatem Municipalização da Saúde e PCCS

No dia 07/04/05, no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem, o Sindsprev realizou o Seminário sobre Municipalização da Saúde e Planos de Carreiras, Cargos e Salários. Com a presença de 150 servidores ativos do Ministério da Saúde, o Seminário foi muito participativo.

Pela manhã, o tema A municipalização da Saúde e o Impacto na Vida do Servidor foi apresentado pelo secretário adjunto de Saúde do Recife, Evaldo Melo Oliveira e pela diretora geral de Planejamento da Secretaria de Saúde do Município, Socorro Veloso. A mesa coordenada pelo presidente da CNTSS, Irineu Messias e pela diretora do Sindsprev, Helena Barros, teve como debatedor o deputado estadual Isaltino Nascimento.
À tarde, a coordenadora do Departamento de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Maria Helena Machado, abordou o tema: Diretrizes Nacionais de Planos de Cargos, Carreiras e Salário no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo como debatedores Irineu Messias e Isaltino Nascimento, a mesa foi coordenada pelas diretoras do Sindsprev, Socorro Cadengue e Lucila Maria Silvino. Muitos questionamentos foram apresentados pelos participantes, principalmente quanto a perspectiva de ascensão funcional.
Entre outras coisas, foi esclarecido que as diretrizes são orientações gerais para nortear todos os planos de carreiras dos trabalhadores do SUS. Uma das principais conclusões do seminário é a necessidade de continuar lutando, pressionando para que o PCCS dos servidores do Ministério da Saúde atenda aos anseios e necessidades da categoria e que seja implementado ainda este ano.
Além de estar atento às mobilizações, cada servidor do MS poderá enviar sua dúvida, crítica ou sugestão sobre o PCCS até o dia 20 de maio próximo, acessando o site:
www.saude.gov.br e clicando no link: Consulta Pública/PCCS ou também através do e-mail: pccs.sus@saude.gov.br .