União libera recursos para pagamentos dos precatórios

Os recursos para pagamento dos precatórios do PCCS dos ex-celetistas do ex-Iapas (Proc. 1583/89) e da URP dos ex-celetistas do INSS (Proc. 491/91) já se encontram no Setor de Orçamento do Tribunal Regional do Trabalho em Pernambuco (TRT-PE).
O Sindsprev solicita a todos os servidores constantes dos referidos processos que apresentem no Sindicato declaração com firma reconhecida, informando o número da conta-corrente do Banco do Brasil, CPF, matrícula de origem e Siape. A finalidade é agilizar o pagamento dos valores dos precatórios.

Clique abaixo para obter os modelos de declaração:
1 - PCCS 1583 - Ex-Iapas
2 - URP 491 - INSS

CUT e Sindicatos lançam Campanha Unificada dos Servidores Públicos

No dia 15/03/05 foi lançada, no Recife, a Campanha Salarial Unificada dos servidores públicos federais, estaduais e municipais. Diversos sindicatos filiados à CUT, entre eles, o Sindsprev, participaram do ato que dá o ponta-pé inicial para as mobilizações deste ano.
A proposta do governo de reajuste de 0,1% para os servidores federais frustra a expectativa de uma política de valorização dos salários do funcionalismo. Na assembléia do dia 09/03/05, os previdenciários de Pernambuco aprovaram o indicativo de greve, proposta levada pelo Sindsprev-PE às plenárias dos Servidores Federais e da Fenasps, em Brasília.

TCU admite recurso interposto pelo Sindsprev

No dia 10/03/05, em Brasília, representantes do Sindsprev conseguiram, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), a certidão que admite o recurso interposto pelo Sindicato.
Dessa forma, a decisão do TCU de retirar o PCCS de 29 servidores ex-celetistas do ex-Inamps fica suspensa até o julgamento final. A certidão foi entregue ao Ministério da Saúde e anexada ao processo, seguindo para a consultoria jurídica, que deve emitir parecer determinando a reimplantação do PCCS.
Nesta semana, o Sindsprev vai se empenhar para que este restabelecimento seja feito até o dia 18/03, data de fechamento da folha de pagamento.

CNTSS/CUT rejeita reajuste de 0,1% proposto pelo governo
10/03/2005

Os servidores da seguridade social são responsáveis pelo desenvolvimento e execução de serviços e projetos absolutamente vitais para o dia-a-dia da população brasileira nas áreas da saúde, previdência, assistência social e trabalho. Apesar disto, não são considerados como integrantes de “carreiras típicas de Estado” e, como os demais servidores públicos, tem sido muito pouco valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho.

As perdas salariais dos servidores públicos vêm se acumulando ao longo dos últimos anos, especialmente durante o governo FHC, chegando a índices insuportáveis para diversas categorias, sendo fundamental para a qualidade do serviço prestado que se estabeleça uma política clara de recuperação salarial. Os reajustes diferenciados concedidos no ano passado foram um pequeno passo neste sentido.

Este ano, entretanto, a proposta do governo de reajuste geral “simbólico” de 0,1% para os servidores federais, mesmo com a perspectiva de negociações por categoria, frustra a expectativa de uma política de valorização dos salários do funcionalismo.

A CNTSS/CUT rejeita categoricamente a proposta do governo e entende que cabe aos servidores responder com mobilização e pressão para que se conquiste um reajuste digno e uma política efetiva de recuperação das perdas salariais e valorização dos servidores públicos.

IRINEU MESSIAS DE ARAUJO
MIRACI ASTUN