Mobilizações garantem conquistas para servidores da Saúde e INSS

Na última quarta-feira, 09/12, em frente ao Ministério da Saúde, servidores e dirigentes sindicais de vários estados do país realizaram Ato em Defesa dos Servidores da Carreira da Previdência, da Saúde, do Trabalho e da Carreira do Seguro Social (INSS).
Depois das manifestações, a Ministra da Saúde, em exercício, Márcia Bassit, recebeu dirigentes da CNTSS em seu gabinete. Os sindicalistas solicitaram o empenho do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para reabertura das negociações de reajuste da tabela salarial dos servidores da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (CPST), e antecipação para 2010 das parcelas que deverão vigorar até 2011.
A ministra garantiu que vai se articular com os outros ministros, cujos servidores também estão na mesma carreira (CPST), para convencer o Ministério do Planejamento a determinar a reabertura de prazo de adesão, a revisão da tabela salarial (reajuste imediato) e sua antecipação para 2010. Propôs ainda a definição de uma agenda junto com a CNTSS para discutir a situação dos servidores do MS cedidos ao SUS e a reestruturação da Carreira.
Outro resultado positivo das mobilizações em Brasília foi a reunião realizada na quinta passada, 10/12, entre dirigentes da CNTSS e o Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas. Foram discutidas reivindicações comuns apresentadas na reunião com o Ministério da Saúde, além de outras questões específicas dos servidores do INSS, como a instalação de um grupo de trabalho para discutir ponto eletrônico; jornada de 30 horas; atribuição dos analistas, dos técnicos e assistentes sociais.
Em relação à carreira e revisão da tabela, ficou acordado que o Secretário do Ministério da Previdência Social vai encaminhar aviso ministerial ao Ministério do Planejamento, iniciativa já realizada pela Ministra da Saúde em exercício. Ficou agendada nova reunião para a próxima terça, 15/12, com a participação de diretores da CNTSS/CUT, o presidente do INSS e o Secretário de Recursos Humanos.
Atenção servidores do INSS que não optaram pela carreira do Seguro Social
Na quarta passada, 09/11, foi aprovado o Projeto de Lei que garante a reabertura do prazo para opção na Carreira do Seguro Social. O texto diz que a opção deve ser feita até o dia 31 deste mês de dezembro, mas o projeto ainda não foi sancionado pelo presidente Lula. É necessário que todos fiquem atentos.
Sindsprev realiza Assembléia de Prestação de Contas 2008, na próxima sexta, 18/12, às 14 horas, no auditório. Na ocasião, também será eleita a comissão organizadora do VIII CONESPS – Congresso Estadual dos Trabalhadores da Saúde e Previdência em Pernambuco.