Direção do Sindsprev consegue abertura do banco de horas e exige melhoria das condições de trabalho no INSS e MS

Em negociação com a Gerência Executiva Recife do INSS, na sexta passada, 06/11, a direção conseguiu que a abertura do banco de horas fosse estendida a todos os locais de trabalho. O Sindicato vai continuar lutando pelas 30 horas semanais e pela implantação do Grupo de Trabalho do Seguro Social.
No mesmo dia, a direção do Sindsprev realizou reunião ampliada com os comitês sindicais por local de trabalho para discutir vários problemas enfrentados pelos servidores do INSS e do Ministério da Saúde na sua rotina de trabalho.
Em relação ao INSS, além do ponto eletrônico, foram criticadas atitudes autoritárias de algumas chefias que vem prejudicando a saúde dos servidores. Ficou definido o agendamento de reuniões com os gerentes executivos do Recife, Caruaru, Garanhuns e Petrolina e com o superintendente regional. Nova reunião com os comitês sindicais será realizada nos dias 20 e 21 de novembro para aprofundar o debate e avaliar as ações.
Além disso, o Sindsprev vai elaborar uma cartilha sobre direitos e deveres dos servidores no processo de avaliação de desempenho e assédio moral no local de trabalho.
Em relação ao Ministério da Saúde (MS), também foi discutido o adoecimento dos servidores em conseqüência da sobrecarga e condições precárias de trabalho. Diante disso, o Sindsprev decidiu promover um ciclo de palestras nos grandes hospitais sobre a saúde do trabalhador, na primeira semana de dezembro. Foi reafirmada a posição de continuar lutando pelo PL das 30 horas semanais para a enfermagem e contra a implantação das organizações sociais pelo Governo de Pernambuco.

CNTSS realiza oficinas regionais sobre orçamento público e controle social

De quarta a sexta passada, 06/11, em Recife, aconteceu segunda etapa Nordeste das “Oficinas Regionais sobre Orçamento Público e Controle Social”, promovida pela CNTSS/CUT em parceria com o Dieese. O objetivo é preparar os dirigentes sindicais e participantes dos conselhos, na área da Seguridade Social, para se integrarem na ação estratégica de fortalecimento do Controle Social. A primeira etapa aconteceu em setembro passado, envolvendo as regiões Centro Oeste e Norte.

Vamos à 6ª Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília
O Sindsprev-PE integra a delegação da CUT-PE que vai participar nesta quarta, 11/06, em Brasília, da 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela CUT e demais centrais sindicais. Reinvindicações: redução da jornada de trabalho; negociação no serviço público; contra a demissão imotivada e a precarização do trabalho.