Encontro Nacional da CNTSS define estratégias para negociações com o Ministério da Saúde e INSS

Realizado nos dias 08 e 09/08, o Encontro Nacional dos Sindicatos Federais da CNTSS/CUT definiu estratégias para as negociações no INSS, Anvisa, Funasa, nos Ministérios da Saúde e do Trabalho. Foi destacada a importância da participação da Confederação em todos os grupos de trabalhos, comissões e comitês de negociação com o governo federal.
Em relação aos servidores do Ministério da Saúde, avaliou-se que os acordos feitos ainda são insatisfatórios porque a situação salarial continua desfavorável. Além disso, existem outros problemas enfrentados pelos servidores cedidos ao SUS, que ficam a mercê dos gestores estadual ou municipal.
O Encontro aprovou o apoio a PEC 362/09, do deputado Maurício Rands, que cria uma carreira da saúde por esfera de governo: municipal, estadual e federal. Decidiu também fazer um acompanhamento intensivo da PEC da Ascensão Funcional em tramitação na Câmara Federal, e pressionar o Ministério da Saúde para o investimento em qualificação profissional e valorização dos servidores cedidos.
Além disso, continuar pressionando para instalação imediata dos grupos de trabalho da Carreira do Seguro Social e da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho. Será cobrada também a reabertura do termo de opção para os servidores destas carreiras e a negociação do vale-alimentação e da per capita da GEAP.
A CNTSS pretende realizar até novembro deste ano, a Caravana da Seguridade Social à Brasília, em defesa da carreira e do piso salarial para os servidores da Seguridade Social. A confederação vai participar também da Campanha de valorização do servidor, lançada pela CUT.
Instalado Comitê Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho
Na terça passada, 11/08, em Brasília, foi instalado o Comitê Gestor Nacional da Avaliação de Desempenho (CGNAD), com participação de representantes da CNTSS e do governo federal.
Na próxima quinta, 20/08, será realizada audiência com o secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Garbas, para discutir o cronograma das eleições dos Comitês Gestores Regionais de Avaliação de Desempenho (CGRAD).
A CNTTS vai propor a instalação imediata do Grupo de Trabalho e o adiamento das eleições dos comitês, prevista para setembro próximo.