Concut debate campanha de valorização do servidor público e reafirma defesa de empregos e salários

Na sexta passada, 07/08, em São Paulo, foi encerrado o 10º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), iniciado no dia 03/08. Comunicação, juventude, servidor público, economia solidária, luta das mulheres, preservação da memória cutista, terceirização no Brasil e solidariedade internacional foram alguns dos temas abordados. Delegação do Sindsprev-PE participou ativamente da programação do CONCUT.

Dirigentes das várias secretarias divulgaram várias iniciativas que serão realizadas pela Central, entre elas, a Campanha de Valorização do Servidor Público. O objetivo é resgatar a imagem e defesa dos servidores públicos junto à sociedade. Conquistar o apoio da sociedade para a melhoria do serviço público, criando um ambiente favorável para negociação das reivindicações das diversas categorias.

Por suas vez, a Secretaria Nacional de Comunicação destacou a importância da I Conferência Nacional de Comunicação, a ser realizada em dezembro deste ano. Foi discutida a necessidade do fortalecimento dos meios de comunicação sindicais, visando a construção de uma grande rede alternativa de divulgação de informações.
A CUT e o Ministério do Meio Ambiente assinaram na quinta, 06/08, um protocolo de acordo que dará aos sindicatos e às representações nos locais de trabalho o poder de participar dos projetos de política ambiental no interior das empresas de todos os ramos de atividade.

Portaria assinada pelo Ministério pelo Ibama garante também aos sindicatos participação direta na elaboração e aprovação dos Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA) e do licenciamento para novos empreendimentos. Após a entrada em operação dos novos projetos, os sindicatos terão papel fiscalizador das regras ambientais.

A Central reafirmou seus principais eixos de atuação: defesa dos empregos e dos salários; desenvolvimento sustentável; ampliação de políticas públicas; controle social sobre o Estado e enfrentamento da crise econômica.

No final do 10º CONCUT, o urbanitário Artur Henrique foi reeleito presidente da CUT, para o período 2009-2012, numa votação em que participaram 2.461 delegados e delegadas. Entre os eleitos para a nova direção da CUT Nacional, estão a dirigente do Sintsprev-MA, Maria Julia Reis e a dirigente do Sindsprev-PE, Lindinere Jane Ferreira.

Reunião da CNTSS com sindicatos em São Paulo

Neste fim de semana, dias 08 e 09/08, em São Paulo, dirigentes da CNTSS e dos Sindsprevs participam de reunião para discutir os desdobramentos da última greve nacional e estratégias de luta para os servidores do Ministério da Saúde.