Sindsprev e CNTSS questionam reajuste da Geap

Nesta terça-feira, 25/11, na Câmara Federal, em Brasília, acontece Audiência Pública, que terá como tema “Esclarecimento sobre acesso ao benefício de Plano de Saúde por todos os servidores do Poder Executivo Federal e do valor per capita de seu custeio sob responsabilidade da União”.

A CNTSS/CUT estará presente nesta audiência de grande importância para a categoria. A Confederação vai questionar o aumento absurdo das mensalidades da GEAP, decidido na reunião do Condel – Conselho Deliberativo da Geap, em 13/11/08.

A partir de janeiro de 2009, os assistidos deverão contribuir com o valor de R$ 115,19 por dependente para continuar a obter assistência à saúde pela GEAP. Deixam de existir os valores percentuais de 8% referente à cobertura familiar. Com a aprovação dessa nova modalidade de contribuição os servidores que recebem os salários mais baixos serão os mais prejudicados.

Diante disso, o Sindsprev-PE reforça o posicionamento da CNTSS contra o reajuste que está fora da realidade da grande maioria dos servidores. Vamos exigir que o CONDEL anule este reajuste e reabra o debate com as entidades sindicais dos servidores federais, visando encontrar novas alternativas.

Hospitais públicos continuam em situação precária

Na segunda passada, 17/11, o Hospital Barão de Lucena (HBL) suspendeu o internamento de novos pacientes, devido à falta de recursos. A decisão atinge principalmente a marcação de cirurgias eletivas, entre outros casos de atendimento. O HBL é referência em clínica médica, mastologia, proctologia, hemodiálise, ginecologia e obtetrícia. O atendimento já havia sido suspenso há mais de um mês, pelo mesmo motivo.

Mas existem graves problemas também em outras unidades de saúde administradas pelo Governo do Estado. Na semana passada, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), ocorreu desabamento de parte do teto do Bloco Cirúrgico provocado por infiltrações. Por isso, as cirurgias eletivas estão sendo feitas, de forma precária, na sala de pequenas cirurgias. Há um ano e meio, este mesmo bloco foi atingido por um incêndio.

Diante disso, a direção do Sindsprev já solicitou audiência imediata com o secretário de Saúde de Pernambuco, João Lyra Neto, para discutir a situação dos hospitais públicos e a implantação das fundações estatais. A saúde pública precisa de uma atenção especial.