CUT defende negociação coletiva em audiência na Câmara Federal


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Na audiência da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, na quinta passada, 13/11, o presidente da CUT Artur Henrique defendeu a necessidade imediata de regulamentar a negociação coletiva e um sistema de resolução de conflitos para o serviço público, antes de se pensar em regulamentação de greve.

"Em nenhum outro país a regulamentação da greve vem antes da obrigatoriedade da negociação coletiva", afirmou o presidente da CUT. Ele explicou que há uma grande diferença entre os termos "conflito" e "greve". Greve é apenas uma das formas de conflito, mas existem outras, como o impasse nas negociações, por exemplo.

A CUT e seus sindicatos filiados, entre eles, o Sindsprev-PE, rejeitam o projeto de lei 4497/01, que “regulamenta” o direito de greve dos servidores. Na realidade, a proposta inviabiliza o movimento grevista no serviço público. Defendemos a ratificação da Convenção 151 da OIT que torna obrigatória a negociação coletiva e exige que depois se faça uma regulamentação de todo o processo.

Projeto de Decreto Legislativo visa suspender contribuição sindical dos servidores

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta passada, 12/11, requerimento do deputado Roberto Santiago (PV/SP) solicitando a realização de mesas redondas para debater a contribuição sindical dos servidores públicos.

O principal foco da discussão é o Projeto de Decreto Legislativo 862/08 que suspende a Instrução Normativa nº 1 do Ministério do Trabalho, de 30/09/2008. A Instrução determina a obrigatoriedade de recolhimento da contribuição sindical de todos os servidores públicos da administração federal, estadual e municipal. O Sindsprev-PE é favorável ao projeto que derruba a cobrança do imposto sindical.

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

É uma data para lembrarmos que a luta por uma sociedade igualitária, democrática, unida e livre de preconceitos é necessária para o desenvolvimento da nação. A eliminação da desigualdade racial e social se dá através de um instrumento poderoso: a consciência cada vez maior da coletividade.

Animação total na Festa do Servidor Previdenciário

No sábado, 15/11, no Centro de Formação e Lazer, os previdenciários se divertiram pra valer na Festa do Servidor organizada pelo Sindsprev e animada pela Orquestra Aquarius e Banda Clima Tropical.

« Voltar