Sindsprev é contra a cobrança do imposto sindical para os servidores públicos

No Diário Oficial da União, de 30/09/08, foi publicada a Instrução Normativa nº1 que dispõe sobre a cobrança da contribuição sindical dos servidores e empregados públicos.

O texto determina que todos os órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, direta e indireta, devem recolher imposto sindical previsto no artigo 578 da CLT. O Sindsprev-PE e a CUT discordam dessa cobrança obrigatória.

A CUT questiona a instrução por ser contraditória à proposta que vem sendo negociada junto ao Ministério do Trabalho de implantação da contribuição negocial para o setor público e privado e fim imediato do imposto sindical.

Queremos que o governo agilize o direito à negociação coletiva para os servidores e concretize a contribuição negocial para o setor público.

Fim do fator previdenciário é aprovado em comissão da Câmara Federal

Na quarta passada, 08/10, a Comissão Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 3299/08, que prevê o fim do fator previdenciário. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o PL já foi aprovado pelo Senado e, agora será apreciado por mais duas comissões da Câmara Federal. Depois, o projeto segue para votação no plenário.

O fator previdenciário é um índice usado para calcular o valor da aposentadoria. Leva em conta a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida no momento de aposentadoria. Nos últimos anos, segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando, o que reduz muito o valor da aposentadoria.

O Sindsprev-PE apóia a pressão da CUT pelo fim do fator previdenciário e reforça sua posição contrária a qualquer mudança no sistema que retire direitos dos trabalhadores.

Atenção filiados do Sindsprev-PE residentes ou lotados em outros estados

Os servidores do INSS e do Ministério da Saúde, ativos e aposentados, filiados ao Sindsprev-PE, que passaram a trabalhar e residir em outro estado, devem comunicar-se com o Sindicato até o dia 31 deste mês de outubro. Precisam informar seu novo local de trabalho e endereço atual, além de enviar cópia do contracheque de setembro de 2008.

Urgente: o servidor Aluízio Batista Silva deve remeter ao sindicato cópia do contracheque de agosto de 2008 e atualização do seu endereço. Informações pelo fone: 2127.8333.