Instalado Grupo de Trabalho do Seguro Social

Instalado Grupo de Trabalho do Seguro Social

Nesta segunda, 18/08, será realizada nova reunião do Grupo de Trabalho Nacional (GTN) do Seguro Social, instalado oficialmente no dia 11/08, em Brasília.

Será retomado o debate da reestruturação da Carreira do Seguro Social, jornada de trabalho de 30 horas semanais e paridade salarial para aposentados e pensionistas.

A criação do GTN é um importante avanço no processo de negociação entre os representantes do governo e dos servidores do INSS e da Previdência Social.

Sindsprev apóia decisão do CES de rejeitar fundações estatais

Em reunião realizada na quarta passada, 13/08, o Conselho Estadual de Saúde (CES) decidiu adiar por 30 dias a votação do plano do Governo de Pernambuco que visa construir 29 unidades de pronto-atendimento (Upas) nos próximos dois anos.

Os conselheiros apontaram falhas nas propostas e rejeitaram a criação de fundações estatais de direito privado para administrar hospitais e policlínicas.

“As fundações estatais prejudicam os trabalhadores e os princípios do SUS, provocando precárias condições de trabalho e dificultando o atendimento à população”, reagiu o coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio.

O Sindicato e a CUT já vem se posicionando contra o Projeto de Lei nº 92/2007, em tramitação no Congresso Nacional, que cria estas entidades de direito privado e abre brechas para a privatização dos serviços de saúde pública.

Sindicato exige melhoria do atendimento da Geap

Ao invés de procurar melhorar o atendimento dos seus assistidos, a GEAP está caminhando na direção contrária. Na semana passada, foram descredenciados os serviços de Otorrino do Hope e do Hospital São Marcos.

Nessa especialidade, o assistido é obrigado a procurar consultórios ou clínicas particulares e depois será reembolsado pela Geap, no valor da tabela.

A direção do Sindsprev-PE repudia este descaso e vai se reunir com a direção da Geap para discutir a precariedade crescente do atendimento da seguradora.