Servidores exigem cumprimento de acordos firmados e a ratificação das Convenções 151 e 158

Dois mil servidores públicos federais de vários estados marcharam pelas ruas de Brasília, na quarta passada, 26/03. A mobilização teve como objetivo a manutenção das negociações com o governo e a preservação dos acordos e compromissos assinados em 2007. Além da ratificação das Convenções 151, que regulamenta a negociação coletiva no serviço público, e a 158, que proíbe a demissão sem justa causa dos trabalhadores da iniciativa privada.

Os manifestantes saíram em caminhada até o Ministério do Planejamento e, logo após, representantes das entidades nacionais, entre elas a CNTSS e a Fenasps, se reuniram com parlamentares para discutir a questão. Cerca de 28 categorias com acordos e compromissos firmados com o Ministério do Planejamento estão aguardando uma posição do governo com relação aos reajustes salariais.

Segundo o secretário geral do Sindsprev-PE e dirigente da CNTSS, Irineu Messias, a atividade foi positiva devido à pressão exercida pelos trabalhadores para que o Governo Lula cumpra acordos firmados e dê continuidade ao processo de negociação.

Câmara Municipal do Recife homenageia 19 anos de lutas e conquistas do Sindsprev-PE

Na quinta passada, 27/03, a Câmara Municipal do Recife promoveu sessão solene em homenagem aos 19 anos do Sindsprev-PE, completados no dia 16/03/08. O evento foi proposto pelo vereador Luiz Eustáquio, sendo prestigiado pela categoria, representantes da CNTSS, CUT, entidades sindicais, lideranças comunitárias, membros dos Comitês dos Locais de Trabalho e dos Aposentados do Sindsprev, diretores, ex-diretores e funcionários do Sindicato.

Foram homenageados companheiros que tiveram atuação marcante na vida do Sindicato: o deputado estadual, Isaltino Nascimento, Maria Darcy da Silva, que integrou a primeira diretoria eleita da entidade, a secretária de Formação Político-Sindical do Sindsprev, Socorro Cadengue, e o funcionário Sérgio Moura.

TRT decide a favor da diferença da GAE dos servidores do INSS (Processo 490/91)

Na última quarta-feira, 26/03, foi realizado o julgamento do Agravo de Petição interposto pelo INSS no Processo 490/91, 9ª Vara do Trabalho, referente à diferença da GAE dos servidores do INSS que tinham processos com advogados particulares. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por unanimidade, negou o recurso interposto pelo INSS.
Os servidores integrantes deste processo já haviam recebido seus créditos, mas o INSS desejava reverter a decisão para que os trabalhadores devolvessem os valores. Com este resultado, fica confirmado que os pagamentos foram efetuados corretamente, conforme decisão do juiz da 9ª Vara do Trabalho.