Sindicalistas rejeitam proposta do governo de adiamento dos acordos firmados

Em reunião com mais de 20 entidades sindicais de servidores, no dia 30/01, o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, propôs a protelação dos prazos dos acordos já firmados com algumas categorias. Ele alegou que o orçamento de 2008 não permite que o governo envie os projetos ao Congresso agora, devido à perda de receita depois da rejeição da CPMF.

Os sindicalistas reagiram, de forma incisiva, afirmando que será muito difícil propor às suas bases o adiamento da implementação dos acordos já firmados, alguns já assinados. E destacaram que, dessa forma, as greves poderão ser inevitáveis.

Ficou marcada nova reunião com os servidores para o dia 13 de fevereiro com o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Vamos continuar atentos, persistindo na luta pelo cumprimento dos acordos e pela retomada das negociações da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho.

Convenções 151 e 158 serão entregues ao Congresso Nacional em ato político das centrais sindicais

Os textos das Convenções 151 e 158 da OIT devem ser entregues oficialmente para ratificação ao Congresso Nacional no próximo dia 13 de fevereiro, em ato político com a presença de representantes das centrais sindicais e do governo federal, que já solicitou audiências com os presidentes da Câmara e do Senado Federal.

A CUT está se preparando para marcar este momento com uma grande delegação para causar uma maior repercussão na divulgação da importância destas convenções. A Convenção 151 da OIT garante a negociação coletiva no setor público. A Convenção 158 acaba com o instrumento da demissão sem justa causa e restringe a rotatividade da mão-de-obra. Isso representa uma grande vitória do movimento sindical que avança na conquista de duas reivindicações históricas.
Passando o Rodo nas Fundações Estatais

Milhares de foliões caíram na animação do bloco carnavalesco dos previdenciários “Passando o Rodo”, pelas ruas do Centro do Recife. O som ficou por conta de Nena Queiroga, Banda Spok e o Trio Elétrico Balada. Com o tema: Passando o Rodo nas Fundações Estatais”, o bloco manteve sua tradicional sátira política, além da alegria contagiante.