Projeto-piloto da avaliação de desempenho no INSS é iniciado apesar da posição contrária do Sindsprev-PE

No dia 21 de agosto, na Gerência Recife do INSS, aconteceu uma reunião para esclarecer a implantação da avaliação de desempenho dos servidores. Dela participaram representantes da Secretaria Executiva do Ministério da Previdência Social, Recursos Humanos do INSS, Gerência Executiva Recife, Gerência Regional Nordeste, chefias, servidores de 22 APS de Pernambuco, CNTSS e Sindsprev-PE.
Na ocasião, foi apresentado o projeto-piloto da avaliação de desempenho que vai ser implantado a partir do dia 3 de setembro. Em todo o Brasil serão desenvolvidas cinco experiências pilotos durante três meses, até o dia 30 de novembro. No Nordeste, foi escolhida a Gerência Recife. Em janeiro de 2008, serão divulgados os resultados dos projetos-pilotos. A partir de março do próximo ano, o governo pretende implementar definitivamente a avaliação em todo o país.
O Sindsprev-PE sempre se posicionou contra a avaliação individual de desempenho. Mesmo assim, o governo não cedeu e decidiu implantá-la a todo custo, destinando para ela o máximo de 20 pontos e para a avaliação institucional, 80 pontos.
O sindicato sempre alertou para o risco de os servidores serem prejudicados por trabalharem em condições e ambientes precários que não permitem a realização satisfatória e eficiente de suas atividades. Além disso, existe a necessidade de contratação imediata de mais servidores para atender a demanda. Estamos atentos ao desenrolar desse processo e vamos avaliar criteriosamente seus resultados.
A CNTSS/CUT, através do Grupo de Trabalho (GT) da Reestruturação da Carreira do Seguro Social, vai acompanhar os projetos pilotos em Pernambuco e em todo país. A Confederação tem a posição de que o debate seja ampliado para outras questões: início imediato da melhoria das condições de trabalho, principalmente a lentidão dos sistemas de informática que impedem o atendimento ágil ao segurado; políticas de valorização e capacitação permanente dos servidores; problemas de gestão do INSS; jornada de 30 horas semanais, entre outros temas que interfiram no desempenho funcional dos servidores.
Comunique-se com a juíza presidente do TRT para liberar PCSS
O Sindsprev orienta os servidores ex-celetistas do antigo INPS a enviar correspondências para a juíza presidente do TRT, Dra. Josélia Moraes, visando sensibilizá-la a mudar sua decisão de não liberar pagamento do precatório nº 68/2006 do PCCS.
Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 6ª Região - Endereço: Cais do Apolo nº 739, Bairro do Recife, CEP 70059-900, Recife–PE. Fones: (81) 2129-2003 / 2129-2004 / 2129-2005.
Ouvidoria do TRT - 6a Região - Endereço: Cais do Apolo, 739 – Bairro do Recife – PE, CEP 70059-900 – Recife – PE. Fones: (81) 2129-2029 / 2129-2030 - Teleouvidoria: 0800-722-4477 - E-mail: ouvidora@tr6.gov.br