Greve dos trabalhadores do Datasus obtém conquistas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Em assembléia realizada no Rio de Janeiro, dia 16/07, trabalhadores do Datasus aprovaram por unanimidade o acordo apresentado pelo Ministério do Planejamento. Entre as conquistas obtidas pelo movimento grevista estão a garantia da manutenção das incidências da GAE e anuênio sobre a diferença de vencimento dos servidores do Datasus e não a simples transformação em VPNI; a prorrogação do prazo de opção para entrada na Carreira da Saúde; a devolução dos 11 dias descontados e o compromisso de não descontar os 20 dias referentes ao mês de julho.


Em agosto, o Comando Nacional de Greve vai negociar reivindicações pendentes, entre elas, a oficialização junto ao Ministério do Planejamento da diferença de vencimento do Datasus como vencimento básico; definição de que os 47,11% incidam sobre as rubricas e recebimento imediato do passivo da diferença de vencimento.

O Comando avalia que a greve teve resultados positivos e que os trabalhadores do Datasus devem continuar atentos às próximas negociações.

Será reinstalado Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde

Em audiência com a CNTSS e outras entidades, no dia 12/07, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, garantiu que até o final deste mês será reinstalado o Grupo de Trabalho para retomada do processo de discussão sobre a reestruturação da Carreira da Saúde. Na ocasião, foram abordadas questões como a redução das parcelas do pagamento dos 47,11%; o pagamento imediato do retroativo dos 47,11% a quem ainda não recebeu e a reabertura do termo de opção à Carreira da Saúde.

Por outro lado, a CNTSS continua debatendo com o governo a avaliação de desempenho dos trabalhadores da Previdência Social. Paralelamente, está sendo discutida a criação de políticas para solucionar problemas que se agravam nos locais de trabalho.

Na reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), dia 11/07, o dirigente do Sindsprev-PE e da CNTSS/CUT, Irineu Messias, foi eleito coordenador adjunto da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) do CNS. A Comissão tem o objetivo de agilizar as discussões das diretrizes gerais dos planos de carreira e das políticas de Recursos Humanos dirigidas aos trabalhadores do SUS, entre outras.

« Voltar