Trabalhadores do Datasus fazem greve por tempo indeterminado
Na quarta passada, 13/06, em assembléia realizada pelo Sindsprev, os servidores do Datasus de Pernambuco decidiram aderir à greve nacional por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira, 18/06.
Logo no primeiro dia de greve, 04/06, servidores do Datasus reuniram-se com representantes do órgão e do Ministério da Saúde, sem obter uma resposta positiva do governo.
Uma das principais reivindicações da categoria é a modificação da Lei 8.270, de 1991. Os servidores querem que o governo defina como vencimento básico uma diferença salarial conquistada há mais de 15 anos. Além disso, reivindicam a alteração da Lei 11.355 que estendeu o direito a 47,11% para servidores da Seguridade Social.
Enquanto não for reconhecida como vencimento, a assinatura do Termo de Opção, necessária para se ter direito ao percentual, pode trazer prejuízo aos funcionários do Datasus. O Ministério da Saúde se comprometeu a se reunir com o Ministério do Planejamento, visando buscar uma solução para a pauta dos servidores.
Outra reivindicação é a retomada do Grupo de Trabalho que deve elaborar uma carreira para os servidores da Saúde. A categoria pretende permanecer com as atividades suspensas até que sejam atendidas as reivindicações apresentadas.
Iniciada no Rio de Janeiro, a greve está sendo ampliada para outros estados, inclusive Pernambuco, com apoio do Sindsprev-PE.
Na sexta passada, 15/06, no Clube Português, a festa junina dos previdenciários foi alegria e diversão pra valer. Ninguém conseguiu ficar parado com a animação de Santana, Nordestinos do Forró, Quadrilha Lumiar e Kelvis Duran. O arrasta-pé promovido pelo Sindsprev, a cada ano, supera as expectativas.