12º Grito dos Excluídos: Movimentos sociais querem rearticular a cidadania

“Brasil: na força da indignação, sementes de transformação”. Este é o lema nacional do 12º Grito dos Excluídos.Desde 1995, esta grande manifestação acontece no dia 7 de setembro, dia da “Independência” do Brasil, justamente para refletir sobre a soberania nacional.
No Recife, na quinta, dia 07/09, a partir das 9 horas, será realizada concentração na Praça Oswaldo Cruz, seguida de caminhada pelo centro do Recife até a Praça do Carmo, na Av. Dantas Barreto. Junto com o Sindsprev, participe desse grito que ecoa em todo o país.
O Grito dos Excluídos é formado de diversas mobilizações que têm o objetivo principal de denunciar o modelo político e econômico que concentra riqueza e condena milhões de pessoas à exclusão social.
Representa o brado dos milhares de desempregados, dos meninos e meninas de rua abandonados, dos trabalhadores e trabalhadoras sem terra, dos índigenas discriminados, entre outros massacrados pelo sistema neoliberal. Dele participam igrejas, associações, sindicatos, ONGs e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
Segundo os organizadores do Grito, “Os movimentos sociais se deram conta que não dá para apostar todas as fichas nas eleições nem no governo, seja ele qual for. Aquilo que mais queremos priorizar é a rearticulação da cidadania, para que então a cidadania possa acompanhar mais de perto quem é eleito.”
O Grito dos Excluídos vai defender que as pessoas não votem em políticos envolvidos com escândalos de corrupção. Contudo, disse ser contra o voto nulo ou em branco.
Sindsprev participa de plenária nacional da FENASPS e CNTSS
Na Plenária Nacional deste dia 2 de setembro, a CNTSS e a FENAPS, junto com os representantes dos sindicatos estaduais, avaliam o andamento das negociações com o Governo Federal em relação à reestruturação das carreiras da nossa categoria.
Caravana do Sindsprev vai engrossar o ato público que será realizado em frente à Esplanada dos Ministérios, exigindo uma proposta definitiva do governo que atenda às nossas principais reivindicações.
Caso haja entendimento de que o debate não tenha avançado, será apresentada a proposta de realização de greve nacional. Estamos conscientes de que a conquista da carreira ainda vai exigir muita luta.