Plenária nacional em 2 de setembro define mobilização nacional dos previdenciários

Em reunião com as entidades dos servidores federais, na segunda passada, 21/08, a CUT Nacional afirmou que vai defender as medidas provisórias de interesse do funcionalismo federal, em tramitação no Congresso Nacional. Inclusive, propondo mudanças nas MPs 301 e 304.

Além disso, a Central vai enviar documento ao Governo Federal solicitando a agilização da reestruturação das carreiras de diversas categorias, entre elas as dos trabalhadores da saúde e previdência social. Esta discussão foi pautada pela CNTSS.

Este assunto também vai ser discutido, no início de setembro, na audiência do ministro do Planejamento com as representações dos servidores federais filiadas à CUT, entre elas, a CNTSS e a CONDSEF.

O grupo de trabalho do Ministério da Previdência sobre reestruturação da Carreira do Seguro Social reuniu-se na quinta passada, 24/08, em Brasília. A FENASPS e a CNTSS reafirmaram sua discordância em relação à regulamentação da GDASS, pois entendem que as atuais condições de trabalho no INSS não permitem uma correta avaliação de desempenho.

As entidades insistiram na necessidade de aprofundar e acelerar o debate sobre reestruturação da carreira, que é a exigência maior da categoria no momento. Caso o governo não atenda esta principal reivindicação da categoria, na Plenária Nacional do dia 2 de setembro, será apresentada a proposta de realização de greve nacional.

Um dia antes, 01/09, no Ministério do Planejamento, acontece reunião do Grupo de Trabalho da Seguridade Social e do Trabalho, que também discutirá a carreira dos trabalhadores do Ministério da Saúde. Na Plenária Nacional do dia 02/09, será debatida também a assinatura do termo de adesão da MP 301.