Previdenciários realizam greve de advertência de três dias

Da próxima terça até quinta-feira, 30/05 a 01/06, os trabalhadores da Saúde e Previdência Social em Pernambuco, organizados pelo Sindsprev, realizam paralisação de 72 horas nos serviços das agências do INSS, postos de saúde e dos grandes hospitais, onde vão permanecer funcionando apenas as emergências.

O movimento nacional da categoria exige do Governo Federal o cumprimento dos acordos da greve de 2005, que definem a implantação dos planos de carreira para os servidores do INSS e do Ministério da Saúde (MS). As melhorias salariais definidas nos acordos também não saíram do papel.

Os previdenciários reivindicam ainda a realização de concurso público para suprir a falta de servidores no INSS. Exigem melhores condições de trabalho, visando atendimento de qualidade à população nos hospitais, postos de saúde e nas agências do INSS.

Desde o fechamento dos acordos da greve do ano passado, aconteceram diversas reuniões entre representantes da Fenasps, CNTSS e dos Ministérios do Planejamento, da Saúde e Previdência Social.

Planos de carreira

No entanto, o Governo continuou protelando o que havia acertado anteriormente. Os projetos de lei que determinam o pagamento parcelado dos 47,11% para os servidores da saúde e criam os planos de carreira do INSS e do MS ainda não foram enviados ao Congresso Nacional.

Solicitamos ainda a intermediação de vários parlamentares, mas o governo permaneceu intransigente. Diante disso, decidimos em Plenária Nacional e em assembléia estadual promovida pelo Sindsprev, partir para a paralisação nacional de advertência de três dias.

Após esse movimento, caso não surja uma resposta positiva do governo, os servidores da saúde e previdência social de todo o país vão discutir a greve por tempo indeterminado.

Aos usuários, solicitamos compreensão e apoio, pois todos nós merecemos tratamento digno e serviços públicos de qualidade. Esta luta é de todos nós.