Servidores da Anvisa realizam greve a partir do dia 2 de março

Os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Pernambuco, aderem à greve nacional por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira, dia 02/03. A paralisação foi decidida em assembléia realizada na quarta passada, no auditório do Sindsprev.

A categoria reivindica do Governo Federal o cumprimento do acordo da última greve; redistribuição dos cedidos para o quadro especial da Anvisa; reestruturação da carreira com paridade de direito e de salário com os novos concursados; capacitação com valorização do servidor; manutenção da barreira sanitária com a garantia dos plantões de 24 horas; melhores condições de trabalho e maior atenção à saúde do trabalhador.

A principal atividade dos 1.400 servidores da Anvisa em todo o País é o controle sanitário através das inspeções de navios, aeronaves, produtos importados e exportados e de viajantes. Essas atividades serão paralisadas no Porto do Recife, Porto de Suape, Aeroporto do Recife, Aeroporto de Petrolina e na sede da Anvisa. Fica suspensa, por exemplo, a liberação do certificado de Livre Prática, que é a permissão para que os navios atraquem e operem nos portos.

II Encontro Estadual dos Servidores Fixados na RFB

Na terça passada, 22/02, servidores do INSS cedidos à RFB (Receita Federal do Brasil) discutiram no auditório do Sindsprev, os próximos passos da mobilização da categoria. Foram apresentados os informes do II Encontro Nacional dos Fixados na RFB, ocorrido no dia 10/02, em Brasília.

No debate, foi criticada a morosidade do Governo em decidir a situação funcional dos servidores e a necessidade de fortalecer a Operação Padrão em todo o estado. Além disso, ficou definida a realização do II Encontro Estadual dos Servidores Fixados e Procuradoria/Dívida Ativa no dia 10 de março próximo.