Quebra da barreira sanitária nos portos do Recife e de Suape ameaça a saúde da população

Na semana passada, vários navios atracaram nos portos do Recife e Suape, sem o certificado da livre prática, que é emitido após a inspeção sanitária da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Sem esse controle sanitário, as embarcações atracadas de forma irregular colocam em risco a saúde da população pernambucana, pois podem trazer a bordo viajantes ou tripulantes portadores de várias doenças, como febre amarela, malária e gripe aviária.

Diante disso, a Anvisa realizou a autuação e notificação dos navios e das administrações dos dois portos, que são responsáveis pela entrada e operação das embarcações. A questão está na Justiça Federal, pois as agências marítimas querem a permissão de atracar sem a emissão do Certificado de Livre Prática, ou seja, sem o controle sanitário feito através da inspeção da Anvisa.

O Sindsprev-PE, junto com os servidores da Anvisa, protesta de forma veemente contra a atitude irresponsável das agências marítimas e das administrações dos portos, que desprezam o risco de surto de doenças que podem atingir os cidadãos pernambucanos.

Em greve nacional há 11 dias, os servidores da Anvisa reivindicam igualdade de direitos e de salários com os novos concursados; valorização dos servidores e do órgão; melhores condições de trabalho e atenção à saúde do trabalhador.

Com o movimento da categoria, iniciado no último dia 2, foi reduzido a 30% o contingente do pessoal que realiza o controle sanitário através das inspeções de navios, aeronaves, produtos importados e exportados e de viajantes. Essas atividades são feitas no Porto do Recife, Porto de Suape, Aeroporto do Recife, Aeroporto de Petrolina.

Sindsprev 17 anos com você

204 meses. 6.209 dias. Os números anteriores revelam a dimensão matemática destes 17 anos de existência do Sindsprev-PE. 17 anos é pouco... 6.209 dias é muito.
Fazemos planejamentos anuais ou semestrais, porém as metas são diárias porque a mudança se faz dia após dia.

Assentando um tijolo a cada momento, fortalecemos o alicerce e ocupamos espaços. Sempre acendemos reacendemos uma luz no fim do túnel para podermos vislumbrar a beleza da edificação em permanente construção.

Crescemos e amadurecemos, superando adversidades, lutando e festejando. No meio de caminho tinha pedras e margaridas. O perfume de umas supera a dureza das outras.

O período de 17 anos foi uma etapa, repleta de momentos marcantes. Um passo adiante, já não estamos mais no mesmo lugar. Ocasiões são referências. O caminhar não pára, é como o tempo.
Temos ainda muito chão pela frente. E o rumo? Depende de cada um de nós!

Neste 16 de março de 2006 estamos todos de parabéns por participar da construção permanente do nosso Sindicato. A partir da fundação do Sindsprev em 1989, temos muito a relembrar: histórias de enfrentamentos, lutas, vitórias, conquistas e comemorações.

Mesmo nos anos anteriores, quando ainda não tínhamos o direito de sindicalização, nossa categoria já se mobilizava na luta por seus direitos, chegando a realizar as primeiras greves. No decorrer dos anos, destaca-se o crescimento e o fortalecimento da nossa organização, reconhecida em todo o País.

Hoje, ano de 2006, estamos conscientes de que sempre vão existir desafios que a cada momento exige de nós atitudes e ações contudentes em defesa da categoria. Também temos a certeza de que estamos preparados, direção do Sindsprev-PE e categoria organizada nos locais de trabalho.

De cabeças erguidas, podemos dizer com todo orgulho: somos trabalhadores públicos da Saúde e Previdência Social. Juntos, fazemos o Sindsprev-PE.

Em comemoração aos seus 17 anos de luta e conquistas, o Sindsprev promove a palestra: “Comunicação Sindical e Disputa de Hegemonia”, a ser realizada na próxima quinta, 16 de março, às 19 horas, no nosso auditório. O palestrante é Vito Giannotti, escritor, formador e coordenado do Núcleo Piratininga de Comunicação – RJ.
Convidamos todos os previdenciários a participarem deste importante momento!