Bancos faturam alto com recadastramento dos segurados do INSS

Neste mês, o Ministério da Previdência deu início ao processo de recadastramento de todos os aposentados e pensionistas. A primeira etapa será realizada entre novembro deste ano e fevereiro de 2006 e a segunda, de março a dezembro de 2006.

Para realizar este “Censo”, o Governo Federal fechou um convênio com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), no valor de R$ 117 milhões. A rede bancária foi terceirizada para avisar, recolher e repassar os dados ao INSS. Ou seja, a Previdência vai pagar aos bancos R$ 7,50 por cada aposentado recadastrado.

O recadastramento poderia ser feito pelos servidores do INSS se o Governo investisse esses 117 milhões de reais na melhoria da estrutura do próprio órgão público, em equipamentos, na valorização dos servidores e na realização de concurso público.

Ora, os banqueiros além de serem os maiores privilegiados da política econômica do Governo, ainda vão embolsar milhões e milhões de reais para serem intermediários de um serviço, que no final das contas, vai ser concluído pelos servidores do INSS.

Vale ressaltar que o governo despreza a experiência acumulada dos servidores que têm compromisso com a Previdência Social. Além disso, esvazia e desmantela esta instituição pública, visando terceirizar seus serviços. Vamos persistir na luta para salvar a Previdência Social Pública, que é direito de todos os brasileiros.