Greve de 76 dias obtém conquistas para trabalhadores da Saúde e Previdência

O fim da greve nacional dos trabalhadores da Saúde e Previdência Social foi aprovado na assembléia realizada na terça passada. A volta ao trabalho se deu no dia seguinte, depois de um movimento persistente de 76 dias, que resultou no acordo fechado entre o Governo Federal e Comando Nacional de Greve, formado pela CNTSS e Fenasps.

o:p>

Os servidores do INSS conquistaram uma gratificação, a partir de janeiro de 2006, de 7% para os ativos e 5% para os aposentados e pensionistas. Durante o processo de negociação, houve um grande avanço em relação à proposta inicial do governo, que queria pagar a gratificação apenas para os ativos, excluindo aposentados e pensionistas.

Por sua vez, os servidores da seguridade social (Saúde e Trabalho) conseguiram o pagamento dos 47,11% do PCCS em 12 parcelas semestrais, sempre nos meses de março e dezembro, iniciando em 2006 e terminando em 2011 (para quem não tem PCCS).

Além disso, o acordo garante o pagamento dos dias parados para os trabalhadores do INSS e Ministério da Saúde. No INSS, a reposição desse tempo de greve está sendo feita através de duas horas extras por dia, estendendo-se por três sábados, para atualização dos serviços.

Vale destacar neste movimento histórico a união, a força, a organização e a persistência de todos os trabalhadores da Saúde e Previdência Social st1:PersonName w:st=on ProductID=em Pernambuco. Queremos>em Pernambuco.

Queremos também agradecer a compreensão e o apoio da população que entendeu o significado mais amplo da nossa luta: a defesa de serviços públicos de qualidade que proporcionem um melhor atendimento aos usuários.