Previdenciários decidem manter greve e obtêm liminar contra corte do ponto

Na assembléia de sexta passada, os trabalhadores da Saúde e Previdência em Pernambuco decidiram pela continuidade da greve que hoje completa 53 dias. Nova assembléia acontece amanhã, segunda-feira, às 10 horas da manhã na Gerência Recife do INSS.o:p>

Persistimos na busca da melhoria das últimas propostas apresentadas pelo Governo Federal. Até o fechamento desta coluna, nossos representantes estavam reunidos st1:PersonName w:st=on ProductID=em Plenária Nacional>em Plenária Nacional da Seguridade Social, em Brasília, discutindo estratégias e encaminhamentos para nosso movimento nacional.

Discordamos da proposta de gratificação por desempenho, pois as condições de trabalho são desfavoráveis aos servidores e aos usuários. Além disso, esse tipo de gratificação discrimina o aposentado, que passa a receber 50% do valor do ativo. Defendemos a gratificação fixa que, depois, pode ser incorporada ao salário.

Também na sexta passada, o Sindsprev-PE conseguiu obter medida liminar na 3ª Vara Federal em Pernambuco, com a finalidade de impedir o desconto dos dias parados dos servidores do INSS.

A decisão foi concedida pela juíza Carolina Souza Malta e ratifica o reconhecimento ao exercício do direito de greve dos servidos públicos. Em relação ao pessoal do Ministério da Saúde, também aguardamos decisão favorável da Justiça.

Na terça passada, a Diretoria do INSS expediu o Memorando Circular nº 55 orientando as Gerências Regionais a efetuar o corte de ponto dos servidores em greve. Antecipando-se a essa possibilidade, o Sindicato e a Fenasps já haviam ingressado em juízo com ações coletivas pleiteando medidas liminares a fim de evitar os descontos salariais.

A assessoria jurídica do Sindsprev-PE continua atenta aos desdobramentos dessas ações.