Plenária da CUT debate redução de jornada de trabalho

De quinta até ontem, no auditório do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, foi realizada a 10ª Plenária Estadual da CUT. Na abertura foi lançada a cartilha “Reduzir a Jornada é Gerar Empregos”, publicação conjunta das centrais sindicais.
Na sexta, foi feito um debate sobre conjuntura e um balanço das ações da CUT. À tarde, os participantes da Plenária se uniram a outros cidadãos pernambucanos na Caminhada pelo centro do Recife dentro da Semana de Ação Mundial contra o Neoliberalismo.
O protesto teve como alvo principal a privatização dos serviços públicos de saúde, educação e de água, enfatizando a indignação de toda população diante do aumento absurdo da conta de luz em 34,11%. A cada dia cresce o movimento contra essa afronta da Celpe, com adesão de trabalhadores, empresários, parlamentares, donas de casa e desempregados.
No último dia, a Plenária Estadual discutiu “Estrutura Sindical”, aprovou o Plano de Lutas e elegeu os delegados à 11ª Plenária Nacional da CUT, a ser realizada no período de 10 a 13 de maio, em São Paulo. Representantes do Sindsprev tiveram participação expressiva na Plenária Estadual, encerrada ontem.

Paralisação nacional de 48 horas foi vitoriosa

Na quarta e quinta passada, os trabalhadores da Saúde e Previdência de diversos estados do País paralisaram suas atividades em protesto contra o reajuste de 0,1% proposto pelo Governo Federal. O protesto de advertência de 48 horas teve uma grande adesão nos estados, com repercussão positiva na imprensa nacional.
Com índices de adesão que variaram de 70 a 90%, a paralisação foi vitoriosa em 16 estados: AL, BA, CE, DF, GO, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP, além de manifestações em outras unidades da federação. Em Pernambuco, a adesão foi de 90%, com fortes mobilizações nos locais de trabalho organizadas pelo Sindsprev-PE.
Além da revisão do percentual de aumento, os servidores federais reivindicam melhores condições de trabalho e contratação de mais funcionários, através da realização de concurso público.