Plenária da CUT debate redução de jornada de trabalho


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

De quinta até ontem, no auditório do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, foi realizada a 10ª Plenária Estadual da CUT. Na abertura foi lançada a cartilha “Reduzir a Jornada é Gerar Empregos”, publicação conjunta das centrais sindicais.
Na sexta, foi feito um debate sobre conjuntura e um balanço das ações da CUT. À tarde, os participantes da Plenária se uniram a outros cidadãos pernambucanos na Caminhada pelo centro do Recife dentro da Semana de Ação Mundial contra o Neoliberalismo.
O protesto teve como alvo principal a privatização dos serviços públicos de saúde, educação e de água, enfatizando a indignação de toda população diante do aumento absurdo da conta de luz em 34,11%. A cada dia cresce o movimento contra essa afronta da Celpe, com adesão de trabalhadores, empresários, parlamentares, donas de casa e desempregados.
No último dia, a Plenária Estadual discutiu “Estrutura Sindical”, aprovou o Plano de Lutas e elegeu os delegados à 11ª Plenária Nacional da CUT, a ser realizada no período de 10 a 13 de maio, em São Paulo. Representantes do Sindsprev tiveram participação expressiva na Plenária Estadual, encerrada ontem.

Paralisação nacional de 48 horas foi vitoriosa

Na quarta e quinta passada, os trabalhadores da Saúde e Previdência de diversos estados do País paralisaram suas atividades em protesto contra o reajuste de 0,1% proposto pelo Governo Federal. O protesto de advertência de 48 horas teve uma grande adesão nos estados, com repercussão positiva na imprensa nacional.
Com índices de adesão que variaram de 70 a 90%, a paralisação foi vitoriosa em 16 estados: AL, BA, CE, DF, GO, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP, além de manifestações em outras unidades da federação. Em Pernambuco, a adesão foi de 90%, com fortes mobilizações nos locais de trabalho organizadas pelo Sindsprev-PE.
Além da revisão do percentual de aumento, os servidores federais reivindicam melhores condições de trabalho e contratação de mais funcionários, através da realização de concurso público.

« Voltar