Previdenciários fazem paralisação nos dias 13 e 14 de abril

As Plenárias Nacionais da Fenasps e dos Servidores Federais, ocorridas em Brasília na semana passada, aprovaram uma paralisação nacional de 48 horas nos dias 13 e 14 de abril. O movimento é um protesto contra o índice de reajuste de 0,1% anunciado pelo Governo Federal. Na assembléia do dia 09/03, os previdenciários de Pernambuco aprovaram o indicativo de greve, proposta que foi levada e aprovada pelas plenárias nacionais.

Nesta semana, o Sindsprev-PE começa a mobilizar a categoria nos locais de trabalho, chamando todos os trabalhadores da saúde e previdência a participarem da greve nacional. Estamos todos indignados com a insignificante proposta de 0,1% e fomos frustrados na expectativa de uma política de valorização do funcionalismo.

A Campanha Nacional Salarial 2005 dos Servidores Públicos Federais foi lançada no dia 15/03, em Brasília, em frente ao Ministério do Planejamento, onde foi entregue a pauta de reivindicação da categoria. No Recife, o lançamento da campanha foi realizado de forma unificada, reunindo servidores públicos federais, estaduais e municipais, com a participação ativa do Sindsprev e de outros sindicatos filiados à CUT.

Os principais eixos da campanha dos servidores federais são a recomposição das perdas salariais e a adoção de uma política salarial permanente. Nessa luta também são incluídas a reestruturação das carreiras, com incorporação das gratificações e a reposição das perdas salariais desde 1995.

Depois da paralisação nos dias 13 e 14 de abril, novos encaminhamentos serão definidos nas próximas plenárias da Fenasps e dos SPFs, marcadas, respectivamente, para 16 e 17 de abril, em Brasília.