Abaixo-assinado contra a reforma da Previdência

As Estaduais da CUT Ramos Federações e Entidades Filiadas

Companheiras/os,

Nesta quinta-feira, dia 4 de abril, será lançado em todo o Brasil o Abaixo Assinado Nacional em Defesa da Previdência Social e das Aposentadorias. Trata-se de uma iniciativa do conjunto das Centrais Sindicais, da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo com o objetivo de desencadear uma ampla mobilização popular contra a Reforma da Previdência, apresentada pelo governo ao Congresso Nacional.

Anestesiados e enganados pela intensa campanha do governo na mídia e nas redes sociais, nossos trabalhadores e o povo brasileiro ainda não se deram conta do alcance da proposta que, se aprovada, significará o fim da esperança de tranquilidade e dignidade sua vida e seu futuro. Será o fim da aposentadoria como conhecemos hoje.

É por isso que a CUT Nacional novamente convoca suas Estaduais, Ramos e Sindicatos à luta e orienta para que se engajem com força na campanha, sugerindo ações como:

• Montagem de banquinhas, tendas, etc onde companheiras/os coletem as assinaturas nos locais de maior circulação de pessoas como terminais de ônibus, estações de metrô, feiras livres, mercados, proximidade de universidades, etc. Ramos e sindicatos devem enviar os formulários assinados para a CUT em seu estado e as estaduais, por sua vez, organizarão as assinaturas e enviarão para a CUT-DF no endereço: SDS – Setor de Diversões Sul – Ed. Venâncio V, bloco R, subsolo, lojas 4, 14 e 20 – Asa Sul – Brasília/DF – CEP 70.393-904. As assinaturas coletadas serão entregues no Congresso Nacional na segunda quinzena de maio

Formulário disponível emhttps://www.cut.org.br/acao/abaixo-assinado-contra-a-reforma-da-previdencia-2cc0

• No mesmo local da coleta de assinaturas mostrar o “Aposentometro” a quem assina o documento ou passa pelo posto de coletas. A ferramenta foi desenvolvida pelo Dieese e calcula como seria a aposentadoria da/o trabalhador/a hoje e como ficará caso a reforma seja aprovada. Este recurso é de fácil acesso (podemos colocar um tablet no posto de coleta, por exemplo) e deverá ser utilizado para conversar e esclarecer as pessoas sobre os efeitos nefastos da proposta de reforma encaminhada pelo governo.

Aposentômetrohttps://www.cut.org.br/busca?busca=aposentometro

• Divulgar o app do “Aposentômetro” para ser baixado no celular e distribuído nas redes sociais ao maior número de pessoas possível; App disponível na Playstore: Dieese calculadora de aposentadoria

• Distribuir massivamente a cartilha: Com a reforma da Previdência do Bolsonaro você não vão se aposentar! Ela contém informações sobre os pontos mais importantes da proposta do governo. Editada para caber no bolso do cidadão, a cartilha é outro instrumento a ser utilizado para esclarecer e mobilizar a população contra a maldita reforma. Será disponibilizada no site da CUT para que possa ser reproduzida nos estados.

Cartilha disponível em: https://www.cut.org.br/acao/abaixo-assinado-contra-a-reforma-da-previdencia-2cc0

Companheiros e companheiras, todos sabemos da importância desse momento e do futuro que nos espera caso percamos essa batalha. Sem o poder da mídia, vamos fazer dessa campanha um intenso o corpo-a-corpo com os/as trabalhadores/as e com cada pessoa com quem pudermos conversar.

Já barramos essa reforma no governo Temer e vamos conseguir novamente se trabalharmos com empenho redobrado e na certeza de que JUNTOS SOMOS FORTES!