Homenagem 30 anos Sindsprev-PE
Sessão solene de homenagem
aos 30 anos do Sindsprev-PE
Nesta quinta-feira, 28 de março de 2019, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Aconteceu uma sessão solene de homenagem aos 30 anos do Sindsprev-PE, a convite do deputado Isaltino Nascimento.
Quem deu início e presidiu a sessão solene foi o deputado Diogo Moraes, convidando para compor a mesa o Coordenador Geral Luiz Eustáquio, a senhora Creuza e o direto José Carlos (Carlão), um dos fundadores do Sindsprev-PE, diretora Amara Vital representando o secretário geral Irineu Messias, Lauro Gusmão representando Maurício Rands, o assessor e gerente Sérigio Moura representando todos os funcionários do sindicato e Mácio Ranieri servidor do INSS representando todos os servidores.
Após chamar os convidados, Diogo concedeu a palavra para o deputado e também um dos fundadores do Sindsprev-PE Isaltino Nascimento. Que começou sua palavra agradecendo a presença do deputado Armando Morais, Jô (do grupo juntas) e Ariel Barros. O Deputado falou da importância do sindicato e em homenagem pediu um minuto de salva de palmas. Ao finalizar seu discurso devolveu a palavra para o deputado Diogo Morais e em seguida Diogo devolve a palavra para Isaltino o dando a honra de dar continuidade para presidir a sessão solene.
O coral do Sindsprev estava presente e fez duas apresentações, sob ministração do maestro Duda Valença, cantaram duas músicas. Pra não dizer que não falei das flores de Geraldo Vandré, música que é tema da edição 30 anos do sindicato e logo em seguida cantaram Grandioso és tu da Harpa Cristã.
Em seguida o deputado citou Maurício Randis e Cláudio Ferreira que não puderam está presentes. Agradeceu a presença dos alunos e professores dos cursos que são ministrados no nosso Centro de Formação e Lazer (CFL), a presença de todos os filiados, diretores, funcionários, aposentados, comitê de base e toda a categoria.
Após os agradecimentos passou a palavra para o diretor Carlão, que também foi um dos fundadores do Sindsprev-PE e relatou em seu discuso o começo da história do sindicato, onde ele citou que na primeira reunião quem fez a ata final foi o antigo secretário, atual deputado Isaltino.
Em seguida a palavra foi passada para o assessor Sérgio Moura que falou em nome dos funcionários do sindicato e do CFL. Ele explanou que começou a trabalhar no sindicato como gráfico e agradeceu que atualmente faz parte da gerência. Encerrou sua fala dizendo que o Sindsprev-PE é um centro de transformação.
Isaltino agradeceu a presença dos representantes da Sindsaude-PE, Sindacs-PE e Sintespe. Após todos os agradecimentos e todos os que compuseram a mesa serem homenageados ele passou a palavra para o coordenador geral Luiz Eustáquio.
O coordenador iniciou seu discurso dizendo que estava representando todos os diretores do sindicato. Falou da união e força que existe lá dentro e o quanto o sindicato luta em defesa do trabalhador(a). “Antes da fundação do sindicato, nossa categoria já lutava. O Sindsprev foi fundado em 1989, mas em 87 participamos da greve histórica, onde todos os trabalhadores aderiram, onde houve unidade, onde passávamos necessidades nas nossas casas, chefias foram entregues e diante disso fomos para luta onde aconteceu uma grande conquista: a jornada de 30 horas semanais para servidores da saúde, o que se tornou até hoje, uma bandeira de luta histórica para os servidores do INSS.” disse Luiz.
Ele falou como o sindicato começou, como está atualmente e falou sobre nossa luta atual e citou como exemplo as duas maiores greves dos trabalhadores da Saúde e Previdência Social de Pernambuco. Que duraram 5e dias e 108 dias que aconteceram em 2001 e 2002. Deu uma pausa no seu discurso para homenagear seu amigo Gilsom que faleceu na madrugada da quarta, 27 de março, para quinta, 28 de março, pedindo um minuto de silêncio.
Ainda emocionado deu continuidade a sua fala agradecendo a todas as pessoas que fizeram parte de direções passadas e dos atuais diretores. “Acredito nessa união, acredito que esse sindicato continuará firme e forte, lutando e resistindo. E que venham mais 30 anos. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!” disse Luiz. O coral encerrou a audiência com o hino de Pernambuco.