Entregue pauta de reivindicações dos servidores

Servidores protocolam pauta de reivindicações

no Ministério da Economia

Entre as reivindicações, estão reajuste de 33%, para recomposição das perdas salariais, revogação da EC 95, da Reforma Trabalhista e da Lei das Terceirizações, além da retirada de pauta da Reforma da Previdência. Também foi cobrada do governo a revogação da MP 873/19 e do decreto 9.725/19.

Representantes das entidades nacionais dos servidores públicos federais protocolaram a pauta de reivindicações no Ministério da Economia e na Presidência da Câmara dos Deputados. No Executivo, os dirigentes foram recebidos pelo diretor do Departamento de Relações do Trabalho no Serviço Público, Cleber Izzo, no dia 20/03.

As demandas objetivam a melhoria das condições de trabalho dos servidores das diversas categorias e da qualidade dos serviços públicos prestados à população. O documento foi elaborado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

Além de destacarem pontos da pauta, na reunião no Ministério da Economia, os dirigentes afirmaram que a MP 873 visa inviabilizar as organizações e associações sindicais e que o decreto 9.725 também provoca o desmantelamento das entidades representativas dos servidores públicos e do próprio Serviço Público.

Representantes das entidades dos servidores federais foram recebidos no

Ministério da Economia em 20/03/19 - Foto: Joana DArc de Mello -Fenajufe

Entre os itens da Pauta unificada do funcionalismo federal, estão a retirada de pauta da Reforma da Previdência (PEC 6/2019) e a revogação da Emenda Constitucional 95 – conhecida como Teto dos Gastos. Cobram também as revogações da MP 873/19, que ataca a livre organização e financiamento sindical, da Reforma Trabalhista e da Lei das Terceirizações.

A pauta reivindica também a criação de novas vagas, através de concursos públicos pelo Regime Jurídico Único, e a reposição imediata de cargos vagos por exoneração, falecimento ou aposentadoria.

Nesse momento nebuloso de ataques aos servidores federais, aos serviços públicos e às empresas estatais, ameaçadas pela privatização, inclusive da Previdência Social, é preciso realizar ações unificadas, na defesa dos servidores que prestam serviços públicos essenciais à sociedade.

Fonte: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/servidores-apresentam-pauta-de-reivindicacao-ao-governo-federal1