IX Conesinds-PE apresentou debates questionadores e motivadores para a categoria O IX Congress

O IX Congresso Estadual do Sindsprev Pernambuco (Conesinds-PE), que ocorreu de quarta-feira (4) até o sábado (7), no Centro de Formação e Lazer do Sindsorev-PE, apresentou aos delegados e delegadas, eleitos nos locais de trabalho, aposentados e aposentadas da categoria, novas perspectivas para a atuação sindical. Além disso, propôs uma outra maneira de enfrentar o atual momento político do Brasil, a união de todos para a mudança deste cenário deu a tônica do Congresso. Confira o que foi debatido nos quatro dias:

PRIMEIRO DIA (04) - Na apresentação do primeiro Painel Temático, o professor da Unicamp e economista Márcio Pochmann, expôs o tema central do IX Conesinds-PE: “Em Defesa do Serviço Público e da Democracia”. Ele fez um resumo da história política do Brasil e da nossa recente Democracia, avaliando que o poderio econômico internacional tem forte influência no atual governo do país, destacando a implementação da terceirização ampla e da reforma trabalhista. “Precisamos lutar juntos por um novo momento político e social do Brasil”, afirmou Pochmann.

SEGUNDO DIA (05) - Expositora do Painel " Estado e Políticas Públicas " , a economista Tânia Bacelar analisou as mudanças relevantes do capitalismo mundial, da década de 70 até aos dias atuais. Segundo ela, " a esfera financeira passou a predominar de forma crescente sobre a esfera produtiva " , com a especulação do dinheiro que ameaça drasticamente o mundo do trabalho, com graves consequências na vida dos trabalhadores, principalmente na redução da geração de empregos formais e no crescimento da desigualdade social.

No segundo painel temático da quinta-feira (06/07), com o tema: “Reforma da Previdência, Funpresp e Regras para Aposentadoria dos servidores”, a tônica abordada foi o que podemos fazer para lutar contra a reforma. O expositor Sandro Cezar, presidente do CNTSS, abriu a palestra explicando que esta proposta já é bem conhecida pela categoria e que a questão agora é como vamos nos organizar para não deixá-la “passar”. “Temos que estar atentos a esse movimento político, se elegermos parlamentares que são à favor desta reforma, não teremos mais caminho de volta”, Finalizou Cezar.

TERCEIRO DIA (06) - No primeiro painel do dia " Comunicação e Poder " , com o jornalista Altamiro Borges – Presidente do Instituto Barão de Itararé - a tônica abordada foi o papel da mídia no atual cenário político e social do país. “Essa mídia apoiou o golpe parlamentar, judicial, midiático no Brasil”. De acordo com Borges, essa mídia atual, comandada por um grupo seleto de famílias que dominam o capital e servem apenas ao interesses políticos de uma minoria, que é a elite econômica do Brasil. “Essa mídia atual prega o individualismo, já que intenção é impedir que a população se organize”, eles tiveram um papel fundamental no golpe, pois sabemos que o objetivo nunca foi acabar com a corrupção, mas sim, mudar o projeto político do País”, finalizou.

No segundo e último painel temático do Congresso, foi apresentado o tema: “Emenda Constitucional 95 (congela investimentos públicos) e as perspectivas de reajuste salarial e planos de carreira”, com o advogado Cláudio Ferreira. Na ocasião, ele deixou clara a intenção do governo ao aprovar esta emenda, fazer valer os seus interesses perante os anseios da classe trabalhadora. “Com a aprovação da Emenda Constitucional 95, o governo manda uma mensagem bem clara a população: Nossa escolha é pegar os nossos custos, não atender às necessidades da população do Brasil”, atestou Cláudio.

GRUPOS DE TRABALHO - Além das calorosas discussões, questionamentos e novidades em várias temáticas, as reuniões nos Grupos de trabalho também representaram momentos de extrema importância para a categoria. Temas como: INSS Digital e Teletrabalho, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, Atuação Participação dos Aposentados na Vida Sindical, GEAP Saúde e Viva Previdência, Defesa do SUS e Valorização dos Servidores, foram discutidos amplamente com a categoria, gerando propostas muito ricas e que, com certeza, terão muita valia para nossa luta daqui para frente.

AGRADECIMENTOS - O Sindsprev-PE agradece a todos os participantes, palestrantes, debatedores, diretoria, colaboradores e funcionários. Todos que fizeram esse IX Conesinds-PE estão de parabéns. Viva a luta sindical e viva a nossa categoria, que a cada dia que passa mostra sua força e faz valer o nosso lema: UM SINDICATO FORTE! toda a diretoria do Sindsprev-PE agradece a todos!