Sindsprev recebeu V Fórum Intersetorial de Saúde
Na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do Sindsprev-PE, foi realizado o V Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador da I GERES (Gerência Regional de Saúde). O tema central foi a saúde mental dos trabalhadores. O evento contou com mesa redonda, roda de debates, dinâmica de grupo - “Celebrando a vida”, palestra: “Auto cuidado como promoção de Saúde Emocional”, e também uma plenária, com apresentação de estudos de grupos.
De acordo com Djane Luiza da Silva, Coordenadora de Vigilância de Saúde do Trabalho, e Coordenadora do Fórum, o tema foi escolhido por conta alto número de notificações no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), sobre problemas dos trabalhadores com a saúde mental. Liderando o ranking das categorias mais citadas, estão os profissionais de saúde, call centers, professores e bancários.
“Segundo a OMS, até o ano de 2020, 15% dos trabalhadores estarão acometidos de transtornos mentais, adquiridos nos locais de trabalho. Esse número é muito alarmante, mas nós, convivemos com essa realidade nos nossos locais de trabalho, então, discutir e apresentar soluções é muito importante para a categoria, por isso estamos aqui”, afirmou Djane.
Por ser um evento intersetorial, o Fórum contou com a participação de vários setores e categorias vinculadas à saúde do trabalhador. Representantes das gerências regionais e municipais, da vigilância e atenção à saúde. Além da representação também dos sindicatos, que expuseram a real situação dos seus filiados aos gerentes de saúde.
“Esse trabalho do discurso do trabalhador chegar à sua gerência é muito importante. Pois, esse não é um problema apenas do trabalhador, mas de saúde de toda sociedade”, confirmou Djane. Segundo ela, também, esse Fórum irá pautar a produção de um plano de ações para ter suporte na prevenção e no tratamento dos transtornos mentais nos trabalhadores.
O evento contou com boa adesão das categorias envolvidas e estiveram presentes representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde; Vigilâncias Epistemológica, Sanitária, Ambiental e de Saúde; além da GEAST, UNIAPS, CEREST ESTADUAL, GASAM (Gerência Estadual de Saúde Mental) e dos Sindicatos: SINTEPE (educação), SINTEL (Call Centers), SEEPE (enfermeiros), e SINDSPREV-PE, representado pela Diretora da Secretaria de Administração, Jeane Alves de Souza, que saudou os presentes em nome do Sindicato e falou da importância da discussão do tema para categoria. “Para nós do Sindsprev é muito importante participar de momentos como este, a saúde do trabalhador é uma de nossas principais bandeiras”, afirmou.
Por conta do período eleitoral no Sindicato dos Bancários, não foi possível a participação de um representante deste sindicato.