1º de maio: Atos por todo Brasil

Atos em defesa dos direitos e por “Lula Livre”

vão marcar o 1º de Maio

Neste 1º de Maio, terça-feira, a CUT, demais centrais sindicais do Brasil e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo vão realizar manifestações em diversas capitais do país, em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. O mote da mobilização nacional é “Em Defesa dos Direitos e por Lula Livre”.

Em Pernambuco, o Sindsprev-PE participará do ato político # Lula Livre, contra a reforma da Previdência e pela revogação da reforma trabalhista. A concentração será na Praça do Derby, a partir das 8:30h.

Em Curitiba, será realizado um ato unificado, com a participação de caravanas de diversos estados do país, inclusive de Pernambuco. A capital paranaense foi escolhida por ser o local onde o ex-presidente Lula é mantido como preso político desde o dia 7 de abril.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, afirmou que este 1º de Maio unificado será histórico, pois “as centrais reconhecem que Lula é o maior símbolo da luta da classe trabalhadora por direitos”.  Acrescentou que a mobilização “é também um recado aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras e do exterior, de que o 1º de Maio não é simplesmente Lula Livre, é a defesa de direitos e a soberania nacional”.

O coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, analisa que, neste momento,  “A classe trabalhadora vem sendo oprimida com ações que só retiram nossos direitos adquiridos. Como a reforma da Previdência, que quer impedir a nossa aposentadoria; a Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, que congela os gastos públicos na saúde e educação por 20 anos e precariza hospitais e escolas. E a reforma trabalhista, que torna os trabalhadores (as) cada vez mais reféns dos patrões”.

Os sindicalistas defendem a liberdade de Lula e pautas comuns, de interesse da classe trabalhadora, como uma política econômica de geração de empregos e renda, seguridade e previdência social, o fim da lei do congelamento de gastos, a revogação da reforma trabalhista, defesa dos serviços e empresas públicas, entre outras reivindicações.