Servidores vão protestar no Ministério da Economia e BC no dia 18


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Lucas Marchesini, do Portal Metrópoles

Os servidores públicos federais vão protestar em frente ao Ministério da Economia e ao Banco Central no próximo dia 18. O Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) está organizando um dia nacional de mobilização para esta data contra o aumento exclusivo para policiais federais prometido por Jair Bolsonaro.

A promessa do presidente esquentou os ânimos entre as 37 entidades que formam o Fonacate. Juntas, elas representam mais de 200 mil servidores. Até o momento, cinco sindicatos de servidores públicos já aprovaram medidas contra o aumento do governo Bolsonaro que só beneficia a PF, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Essas entidades representam os auditores fiscais da Receita, do trabalho, agropecuários, além dos servidores do Banco Central e da carreira de Planejamento e Orçamento.

O Fonacate se reuniu nesta terça-feira (4/12) para organizar o dia de protestos. “Ele acontecerá em dois momentos. Pela manhã, às 10h, protestaremos em frente ao Banco Central, e à tarde, às 14h, em frente ao Ministério da Economia”, disse o presidente do grupo, Rudinei Marques.

“Em função de férias, pandemia e teletrabalho, preferimos concentrar os atos em dois pontos simbólicos do Estado”, explicou. Até o dia 18, mais entidades sindicais devem se reunir e podem aprovar mais medidas de paralisação.

« Voltar