1984 - Era proibido fazer greve. Era proibido ter sindicato

Nosso " teto " não passava de dois salários mínimos. A ditadura militar continuava com o presidente Figueiredo que preferia o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo. Mas pensar e reagir sempre é permitido. E sonhar com o perfume da liberdade de expressão e organização.

Naquele ano, foi realizada a primeira greve nacional dos previdenciários: Inamps, INPS e Iapas. Participaram cinco estados, Pernambuco ficou de fora.

Mesmo com pouca adesão, essa greve conquistou as 30 horas semanais.

A CUT tinha sido fundada em 1983, num contexto de grande efervescência política no Brasil: avanço do movimento sindical, luta por liberdade e autonomia sindical, mobilizações por " Eleições Diretas Já " .

Fachada do Sindsprev

1985 - Previdenciários pernambucanos participaram da greve nacional de 15 dias

Agora, mais expressiva que a anterior. Crescia as articulações entre os estados.

Tivemos um saldo positivo de organização e conscientização e um saldo qualitativo do surgimento de lideranças.

1987 - "Quando a primavera chegar, a Previdência vai parar"

Este foi o slogan da nossa greve nacional mais marcante. Enfim, nasciam as primeiras flores da união de muita gente nos diversos locais de trabalho: hospitais, postos de saúde e de benefícios, JK e interior. Inclusive, fazendo " vaquinhas " do próprio bolso para o fundo de greve. Muitos ali, alguns acolá. Foi o suficiente para conquistarmos o PCCS.

Um passo à frente. E nós não estamos mais no mesmo lugar. As reivindicações eram melhores salários e condições dignas de trabalho. O comando de greve funcionava na sede da Apenope, atualmente Sintepe. As assembléias eram realizadas em locais alugados.

1989 - Nos dias 14 e 15 de março participamos da Greve Geral contra o " Plano Ladrão " do Governo Sarney

Insistiámos na luta por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
16 de março de 1989: Era fundado o Sindsprev, numa movimentada assembléia realizada no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife e eleita a primeira diretoria provisória. O registro do Sindicato foi custeado por doações pessoais e de ONG " s. Somente um ano depois, conseguimos a rubrica para desconto em folha, quando tínhamos cerca de mil filiados.

O Sindsprev ficou com sede provisória numa sala do Clube dos Previdenciários até dezembro de 90. Como a nova direção eleita do CPP tinha um perfil conservador contra a defesa de direitos e a luta política, tivemos que mudar nossa sede para uma sala no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios.

Um passo à frente. E nós não estamos mais no mesmo lugar.

Um ano após sua fundação, o Sindsprev já tinha cara própria. Organizava mobilizações, greves, protestos, debates e já havia impetrado as primeiras grandes ações jurídicas. A primeira delas foi para garantir que o PCCS voltasse a ser 100% da remuneração.

Ainda em 90, foi conquistado o atrasado do PCCS referente a 88/89 do pessoal do Iapas e do INPS. Com a doação de parte dos honorários advocatícios da Assessoria Jurídica do Escritório Rands e Ricardo Advogados Associados, foi comprada a atual sede do Sindsprev, ocupada a partir de julho de 90.

Dez anos se passaram e ainda temos muita história para resgatar. Aqui nos limitamos a reavivar a memória da gestação, do parto e dos primeiros passos da vida do Sindsprev.

Um passo à frente. E nós não estamos mais no mesmo lugar. (Edmundo Ribeiro, jornalista)