CNTSS envia documento ao Ministério de Gestão e Inovação sobre a proposta de reajuste dos benefícios dos servidores federais

Na última Sexta-feira a CNTSS enviou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da sua diretora Maria Júlia Nogueira, um termo de compromisso   com relação aos reajustes de benefícios como os auxílios voltados à alimentação, creche e saúde.

A proposta apresentada pelo governo foi a de reajustar o auxílio-alimentação, passando de R$ 658 para R$ 1 mil; e de 51% no montante destinado ao valor per capita da saúde suplementar. Já a assistência pré-escolar passaria de R$ 321 para R$ 484,90. Os novos valores começariam a vigorar a partir do dia 1º de maio de 2024.

No documento a CNTSS apresentou os seguintes acompanhamentos: 1) Assinatura do Termo de Compromisso Nº 01/2024 que diz sobre as propostas de reajustamento dos valores dos benefícios dos Servidores Públicos Federais; 2) Imediata instalação das mesas específicas para negociação das carreiras com vista a valorização dos servidores e aposentados.

O governo prometeu instalar, até julho de 2024, mesas específicas e temporárias para negociar a reestruturação de carreiras e reajustes de remuneração.  É aguardado por todas as entidades sindicais a inclusão de um trecho para garantir que os acordos incluam todos servidores, em particular os aposentados e pensionistas, com observância da paridade.

O Sindsprev-PE, em parceria com a CNTSS, aguarda agora que o governo divulgue as próximas datas das mesas setoriais de negociação para que as demandas recebam seus devidos encaminhamentos.