Servidores públicos federais fazem dia de mobilização e protesto por reajuste salarial

A última quarta-feira (3) foi marcada por dia de mobilização e protesto dos servidores públicos federais em todo o Brasil. Os servidores pedem recomposição salarial da inflação dos últimos anos, que varia de 22 a 34%, reestruturação das carreiras e revogação de normas aprovadas pelos governos anteriores.

A FONASEFE incluiu em seus pedidos de aumento as estimativas para a inflação de 2024 e 2025 calculadas pelo Banco Central (BC) em busca de um plano para zerar as perdas salariais do funcionalismo federal ainda neste mandato de Lula. Segundo o BC, os preços subirão 3,87% neste ano e 3,5% em 2025.

Servidores que já acumulam perdas de 25% até agora acumularão 34% até o final deste mandato. Para compensar isso, querem reajustes de 10,35% em 2024, 2025 e 2026. Já os servidores com perdas de 14,4% terão perdas de 22,71% em 2025. Querem 7% de reajuste em 2024, 2025 e 2026 para compensá-la.

O governo já sinalizou estar disposto a aumentar os salários dos servidores em 9%, dividido em duas parcelas de 4,5% em 2025 e 2026. Por essa proposta, não haveria qualquer reajuste em 2024.

Para pressionar o governo, o Fonasefe convocou uma uma jornada chamada “0% de reajuste não dá”. Ela acontecerá entre os dias 16 e 18. “O calendário de mobilização visa pressionar o governo a honrar o seu compromisso de valorizar os servidores e o serviço público”, declarou a Fonasefe.

No primeiro dia, haverá uma audiência pública na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, requerida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). No dia 17, haverá uma marcha em Brasília. Já no dia 18, estão programados atos nos postos de trabalho dos servidores em diferentes locais do país.

O Sindsprev-PE seguirá acompanhando as negociações e convida toda a nossa categoria a permanecer alerta com tudo o que está acontecendo em Brasília. Não haverá descanso enquanto os servidores não receberem o que por justiça merecem!