Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
  Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco

Conheça o CFL
Conheça o Sindsprev
 Coluna Semanal
 Jornal Sindsprev
 Cartilha e Cadernos
 Atividades do Sindicato
 Festas e Comemorações
Contraponto
 CNTSS
 CUT
 Sites Úteis
Folha Digital - Sindsprev
  Receba as últimas notícias em seu
e-mail. Cadastre-se.
Anvisa
Aposentados
INSS
Ministério da Saúde
RFB
  Conheça o Sindsprev |
1984 - Era proibido fazer greve. Era proibido ter sindicato

Nosso " teto " não passava de dois salários mínimos. A ditadura militar continuava com o presidente Figueiredo que preferia o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo. Mas pensar e reagir sempre é permitido. E sonhar com o perfume da liberdade de expressão e organização.

Naquele ano, foi realizada a primeira greve nacional dos previdenciários: Inamps, INPS e Iapas. Participaram cinco estados, Pernambuco ficou de fora.

Mesmo com pouca adesão, essa greve conquistou as 30 horas semanais.

A CUT tinha sido fundada em 1983, num contexto de grande efervescência política no Brasil: avanço do movimento sindical, luta por liberdade e autonomia sindical, mobilizações por  " Eleições Diretas Já " .

1985 - Previdenciários pernambucanos participaram da greve nacional de 15 dias.

Agora, mais expressiva que a anterior. Crescia as articulações entre os estados.

Tivemos um saldo positivo de organização e conscientização e um saldo qualitativo do surgimento de lideranças.

1987 - " Quando a primavera chegar, a Previdência vai parar " .

Este foi o slogan da nossa greve nacional mais marcante. Enfim, nasciam as primeiras flores da união de muita gente nos diversos locais de trabalho: hospitais, postos de saúde e de benefícios, JK e interior. Inclusive, fazendo " vaquinhas " do próprio bolso para o fundo de greve. Muitos ali, alguns acolá. Foi o suficiente para conquistarmos o PCCS.

Um passo à frente. E nós não estamos mais no mesmo lugar. As reivindicações eram melhores salários e condições dignas de trabalho. O comando de greve funcionava na sede da Apenope, atualmente Sintepe. As assembléias eram realizadas em locais alugados.

1989 - Nos dias 14 e 15 de março participamos da Greve Geral contra o " Plano Ladrão " do Governo Sarney.

Insistiámos na luta por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

16 de março de 1989: Era fundado o Sindsprev, numa movimentada assembléia realizada no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife e eleita a primeira diretoria provisória. O registro do Sindicato foi custeado por doações pessoais e de ONG " s. Somente um ano depois, conseguimos a rubrica para desconto em folha, quando tínhamos cerca de mil filiados.

O Sindsprev ficou com sede provisória numa sala do Clube dos Previdenciários até dezembro de 90. Como a nova direção eleita do CPP tinha um perfil conservador contra a defesa de direitos e a luta política, tivemos que mudar nossa sede para uma sala no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios.

Um passo à frente. E nós não estamos mais no mesmo lugar.

Um ano após sua fundação, o Sindsprev já tinha cara própria. Organizava mobilizações, greves, protestos, debates e já havia impetrado as primeiras grandes ações jurídicas. A primeira delas foi para garantir que o PCCS voltasse a ser 100% da remuneração.

Ainda em 90, foi conquistado o atrasado do PCCS referente a 88/89 do pessoal do Iapas e do INPS. Com a doação de parte dos honorários advocatícios da Assessoria Jurídica do Escritório Rands e Ricardo Advogados Associados, foi comprada a atual sede do Sindsprev, ocupada a partir de julho de 90.

Dez anos se passaram e ainda temos muita história para resgatar. Aqui nos limitamos a reavivar a memória da gestação, do parto e dos primeiros passos da vida do Sindsprev.

Um passo à frente. E nós não estamos mais no mesmo lugar. (Edmundo Ribeiro, jornalista)

Jurídico Online
  Consultar Processos
  Legislação
  Acordo de Greve
  Defenda Seus Direitos
  Fichas para Filiação
  Term. de Ocorr. de Consignatária
  Manual de Declaração do IR.
Pensionistas e herdeiros devem se regularizar
Fale com a gente!

Tire suas dúvidas ou mande sua sugestão para nossos setores.
Agenda de Eventos
» Veja todos os eventos ...
Rádio & Podcast - Sindsprev
Escute aqui as últimas notícias e entrevistas do Sindsprev.
Na Rádio Sindsprev você pode criar sua própria lista musical. Confira!

Centro de Formação e Lazer
Buscar em :