Sexta-feira, 19 de outubro de 2018   
  Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco
 
Conheça o CFL  
Conheça o Sindsprev
Publicações
 Coluna Semanal
 Jornal Sindsprev
 Cartilha e Cadernos
Fotos
 Atividades do Sindicato
 Festas e Comemorações
Contraponto
 Artigos
Parceiros
 CNTSS
 CUT
 Sites Úteis
Folha Digital - Sindsprev
  Receba as últimas notícias em seu
e-mail. Cadastre-se.
Anvisa
Aposentados
Geral
INSS
Ministério da Saúde
RFB
  Notícia de Capa | publicado dia 27/09/2018 às 10:32

Sindsprev-PE realizou palestra sobre “Envelhecimento Saudável” para aposentados

CLIQUE PARA AMPLIAR

Na manhã da terça-feira (25), o Sindsprev-PE realizou a palestra “Envelhecimento Saudável”, com a chefe da Divisão da Pessoa Idosa, da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), Ana Elizabete Monteiro. Voltada para o público idoso e aposentados da nossa categoria, o evento foi realizado pelo Comitê dos Aposentados do Sindicato e faz parte da celebração da Semana da Pessoa Idosa, que começa neste fim de setembro e vai até o início de outubro.


A advogada, Ana Elisabete Monteiro, trouxe sua vasta experiência como chefe da Gerência da Pessoa Idosa da PCR para o Sindsprev-PE, e realizou uma palestra/conversa com os mais de 50 idosos presentes ao Auditório do Sindicato sobre a importância de envelhecer com saúde mental e física.


CLIQUE PARA AMPLIAR

 

Na apresentação ela falou da importância de manter hábitos saldáveis, como os de ler bons livros, ir à apresentações culturais, como teatro e shows, encontra-se com amigos e amigas regularmente, entre outras ações que ajudam o idoso a manter sempre a cabeça ativa e a interação com a sociedade. Ana lembrou, que neste mês é celebrado o Setembro Amarelo, onde à Divisão de Pessoas Idosas chegam muitos relatos de depressão, que podem chegar a suicídios nesta fase da vida, e manter-se sempre ativo diminui a incidência desta e de outras doenças de causas psicológicas.

Ana falou também dos cuidados com o corpo, que são de extrema importância para um envelhecimento saudável. “É sempre bom fazer uma atividade física que o idoso goste, pode ser dançar, hidroginástica, caminhada com os amigos ou amigas, enfim, podem ser várias atividades, mas desde que sejam regulares e fação eles saírem de casa para realizar”, afirma.


CLIQUE PARA AMPLIAR

 

Para Amara Vital, diretora do Comitê dos Aposentados do Sindsprev-PE, a participação dos idosos da categoria neste tipo de evento é fundamental para fazer com que o idoso interaja com a sociedade e possa utilizar o espaço social do Sindicato para se relacionar com o mundo. “Eventos como este são muito importantes porque retiram os idosos de dentro de casa, muitos ficam na responsabilidade apenas de cuidar dos netos e das famílias, mas a relação com outros idosos e com outras temáticas é muito importante, hoje temos o whatsapp e o facebook, que são ferramentas que os idosos devem aprender a utilizar e com isso acompanhar os avanços tecnológicos e sociais que o mundo hoje está passando e nós idosos não podemos ficar para trás”, afirmou.

Para Ana Elisabete, como chefe de um órgão público que trata diretamente da questão do idoso na sociedade, a iniciativa do Sindsprev-PE é de grande valia, pois ações como essa insere a pessoa idosa na sociedade, oferece informações importantes para essa fase da vida, que muitas vezes é bastante difícil e afasta problemas comuns a muitos nesta idade: o isolamento, a depressão e de qualquer tipo de violência. “Um dos trabalhos da Gerencia da Pessoa Idosa com os grupos de convivência, como este aqui do Sindsprev-PE, é fortalecer esses grupos e sempre trazer temáticas ligadas à pessoa idosa, como a violência, acesso a direitos, prevenção, e tudo que possa trazer informação ao idoso para que eles se empoderem cada vez mais, e essa iniciativa do Sindsprev-PE é muito importante para legitimar tudo isso”, disse.


CLIQUE PARA AMPLIAR

A Gerência da Pessoa Idosa da PCR tem um calendário de eventos que acontecem mensalmente e podem ser frequentados por idosos de forma gratuita. São eventos voltados para essa faixa de idade e podem ser acompanhados por qualquer pessoa. Para saber as datas e locais destas ações, você pode entrar em contato com a Gerência pelo fone: 81 3355-8534 São realizados encontros, cursos, atividades e muito mais. Ligue e saiba mais sobre as ações.





Por
Carlos Eduardo da Redação. do Sindsprev/PE.



Sindsprev Online
  Consultar Processos
  Legislação
  Acordo de Greve
  Defenda Seus Direitos
  Filiação
  Term. de Ocorr. de Consignatária
  Manual de Declaração do IR.
Pensionistas e herdeiros devem se regularizar  
Fale com a gente!
 
Tire suas dúvidas ou mande sua sugestão para nossos setores.
Agenda de Eventos
» Veja todos os eventos ...
Rádio & Podcast - Sindsprev
Escute aqui as últimas notícias e entrevistas do Sindsprev.
Na Rádio Sindsprev você pode criar sua própria lista musical. Confira!
 
Centro de Formação e Lazer
Buscar em :
 
 
 
Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde
e Previdência Social no Estado de Pernambuco

Rua Marques do Amorim, 174 - Ilha do Leite - Recife-PE CEP 50.070-335
| siprevpe@uol.com.br | Fone: (81) 2127.8333
| Fax Administração: (81) 2127.8325 | Fax Jurídico: (81) 2127.8324
Coletivo de Imprensa: Alcinete Vasconcelos, Maria do Carmo Gomes da Silva,
Irineu Messias, José Bonifácio e Luiz Eustáquio
Diretora da Secretaria de Imprensa e Comunicação: Maria do Carmo Gomes da Silva
Jornalistas: Edmundo Ribeiro
Webmaster: Cristiano Silva
 
Administrativo Webmail